CIÊNCIAS
Estas atividades visam trabalhar habilidades de leitura e interpretação de texto sobre o principal tema discutido atualmente no mundo, os vírus e em especial o Coronavírus.
Nas próximas aulas vamos estudar e entender as diferenças sobre três doenças causadas por vírus: o resfriado, a gripe e a COVID-19 causada pelo Coronavírus.
Leia o texto e a tabela abaixo com muita atenção para responder as questões de 1 a 5.
TEXTO: DIFERENÇAS ENTRE CORONAVÍRUS (COVID-19), GRIPE E RESFRIADO
(Texto adaptado do site Biologianet pelo Prof. Pedro)
Como visto na aula passada (caso tenha duvida consulte o material da aula anterior) essas doenças apresentam alguns sintomas que as tornam semelhantes, mas também algumas diferenças.
Dentre suas diferenças, podemos destacar o fato de que os agentes causadores de cada doença são diferentes, assim, apenas o médico poderá determinar a doença apresentada pelo paciente, pois pode ser necessária a realização de exames laboratoriais para o diagnóstico.
Alguns sintomas também são diferentes, como a falta de ar, que pode ocorrer às vezes na COVID-19, mas é rara em gripes e resfriados, e a febre, comum na COVID-19 e na gripe, mas rara em resfriados.
Na próxima página, vamos analisar uma tabela disponibilizada pelo Ministério da Saúde e observar os sintomas presentes em cada doença.

Com as informações do texto e da tabela responda as próximas questões no seu caderno
- Cite três sintomas que aparecem de forma igual no Resfriado, na Gripe e no COVID-19.
- Qual é a diferença no sintoma febre no Resfriado, na Gripe e no COVID-19?
- Existe a tosse nas três doenças?
- A falta de ar é mais comum em qual das três doenças estudadas?
- Quais sintomas não aparecem em nenhuma das três doenças?
MATEMÁTICA
Olá, estudante! Você tem em mãos um instrumento de aprendizagem.
O objetivo deste instrumento é realizar atividades em casa neste período de isolamento social.
Vocês deverão ter estas atividades no caderno quando as aulas voltarem ao normal.
Siga as orientações e bons estudos.
Tema: Retas paralelas cortadas por transversais: teoremas de proporcionalidade e verificações experimentais. Habilidade: EF09MA24*
Duração da atividade: 2 horas/aulas (1 hora e 30 minutos)
Nas atividades da semana anterior, vimos o teorema de Tales.
Na aula de hoje vamos ver o teorema de Tales nos triângulos.
Vamos resolver juntos a Atividade 4.1 (a) do Caderno do aluno:
Atividade – Nas figuras a seguir, temos que o segmento DE é paralelo ao segmento BC (DE//BC). Considerando a propriedade do Teorema de Tales nos triângulos, encontre a medida x:

Agora faça você!

Tema: Semana de Estudos Intensivos.
Duração da atividade: 2 horas/aulas (1 hora e 30 minutos)
Deixamos esta aula para que você possa estudar os conteúdos dados até aqui.
Você pode copiar e resolver no seu caderno alguma atividade que ainda não conseguiu realizar.
Você também pode aproveitar este tempo para preencher os formulários que ainda não resolveu:
Primeiro formulário (Razão entre grandezas de espécies diferentes. Dia 04/05/2020 a 08/05/2020): https://forms.gle/ZaRdgFuQz23MppNJ9
Segundo formulário (Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais. Dia 11/05/2020 a 15/05/2020): https://forms.gle/1vF7j1F3sDy46yCD7
Terceiro formulário (Retas paralelas cortadas por transversais: teoremas de proporcionalidade e verificações experimentais. Dia 18/05/2020 a 22/05/2020): https://forms.gle/S14y1JvFdXLMDGYs5
Tema: Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP.
Duração da atividade: 2 horas/aulas (1 hora e 30 minutos)
Ao pegar o material na escola, você pegou também a Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP.
Nesta aula, você vai realizar esta avaliação e depois preencher o seguinte formulário: