CIÊNCIAS
Estas atividades visam trabalhar habilidades de leitura e interpretação de texto sobre o principal tema discutido atualmente no mundo, os vírus e em especial o Coronavírus.
Nas próximas aulas vamos estudar e entender as diferenças sobre três doenças causadas por vírus: o resfriado, a gripe e a COVID-19 causada pelo Coronavírus.
Leia o texto e a tabela abaixo com muita atenção para responder as questões de 1 a 5.
TEXTO: DIFERENÇAS ENTRE CORONAVÍRUS (COVID-19), GRIPE E RESFRIADO
(Texto adaptado do site Biologianet pelo Prof. Pedro)
Como visto na aula passada (caso tenha duvida consulte o material da aula anterior) essas doenças apresentam alguns sintomas que as tornam semelhantes, mas também algumas diferenças.
Dentre suas diferenças, podemos destacar o fato de que os agentes causadores de cada doença são diferentes, assim, apenas o médico poderá determinar a doença apresentada pelo paciente, pois pode ser necessária a realização de exames laboratoriais para o diagnóstico.
Alguns sintomas também são diferentes, como a falta de ar, que pode ocorrer às vezes na COVID-19, mas é rara em gripes e resfriados, e a febre, comum na COVID-19 e na gripe, mas rara em resfriados.
Na próxima página, vamos analisar uma tabela disponibilizada pelo Ministério da Saúde e observar os sintomas presentes em cada doença.

Com as informações do texto e da tabela responda as próximas questões no seu caderno
- Cite três sintomas que aparecem de forma igual no Resfriado, na Gripe e no COVID-19.
- Qual é a diferença no sintoma febre no Resfriado, na Gripe e no COVID-19?
- Existe a tosse nas três doenças?
- A falta de ar é mais comum em qual das três doenças estudadas?
- Quais sintomas não aparecem em nenhuma das três doenças?
MATEMÁTICA
Olá, estudante! Você tem em mãos um instrumento de aprendizagem. O objetivo deste instrumento é realizar atividades em casa neste período de isolamento social. Vocês deverão ter estas atividades no caderno quando as aulas voltarem ao normal. Siga as orientações e bons estudos.
A) Tema: Princípio multiplicativo da contagem; Soma das probabilidades de todos os elementos de um espaço amostral. Habilidade: EF08MA22.
Duração da atividade: 2 horas/aula (1 hora e 30 minutos)
Na última atividade do roteiro anterior, a atividade a seguir foi deixada para você desenvolver:
Atividade – (Caderno do Aluno, página 35, SA7, atividade 1.4a) Uma criança está brincando com bolinhas numeradas de 1 a 15, que estão dentro de uma caixa. Sabendo que durante a brincadeira a criança derrubou uma das bolinhas no chão, determine a probabilidade de ocorrerem os seguintes eventos:

a) O número da bolinha que caiu ser par.
Resposta: O espaço amostral é S = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15}.
Com base no espaço amostral formamos o evento de ter caído a bolinha de número par.
E = {2, 4, 6, 8,10, 12, 14}, então n(E) = 7 e n(S) = 15. Daí:


Você pode copiar e resolver no seu caderno alguma atividade que ainda não conseguiu realizar.
Primeiro formulário (Sobre expressões e o princípio fundamental da contagem. Dia 04/05/2020 a 08/05/2020): https://forms.gle/wxeAx82Q72r9dGPP8
Segundo formulário (Frações. Porcentagem. Dia 11/05/2020 a 15/05/2020): https://forms.gle/wSndbFT9SRaeeR1k7
Terceiro formulário (Resolver operações e expressões envolvendo números negativos. Probabilidade. Dia 18/05/2020 a 22/05/2020): https://forms.gle/HuL3aghiBhAz4Pkt9
C) Tema: Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP.
Duração da atividade: 2 horas/aula (1 hora e 30 minutos)
Ao pegar o material na escola, você pegou também a Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP.
Nesta aula, você vai realizar esta avaliação e depois preencher o seguinte formulário: