Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.
Nome da escola: E.E.Profª Iracema de Castro Amarante
Nome do aluno: _________________________________________
Data: 21/05/2020
Português:
Habilidades: EF35LP04 – Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferente gêneros.
Objetivo: Desenvolver a estratégia de leitura, compreender o texto e criar o hábito de ler.
Matemática
Habilidades: EF03MA03 – Construir e utilizar fatos básicos de adição, subtração e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
Objetivo: Construir a ideia de igualdade para diferentes sentenças das operações e dar continuidade na sequência.
Rotina
Leitura: Acredite – Poesia
Português integrado com Ciências
Matemática
LEITURA
Acredite
“Acreditar, meu povo!
Acreditar é ter fé naquilo que ninguém prova.
É dispensar a certeza que geralmente comprova
Pois a dúvida é uma dívida e a conta só se renova
Acredite no improvável, acredite no impossível
Enxergue o que ninguém vê,
Perceba o imperceptível
Enfrente o que para muitos parece ser invencível
Acredite em você, na força da sua fé
Nas vezes que você teve que remar contra maré
Cada não que alguém lhe disse talvez
Fez com que surgisse um desejo de provar
Que quando a gente tropeça, se levanta e recomeça sem parar de caminhar.
Acredite em tudo aquilo que lhe torna diferente
Em tudo que já passou e no que vem pela frente
Acredite, seja forte, e não espere pela sorte
Não espere por ninguém, pois de tanto esperar
Você pode estacionar e deixar de ir além
Acredite, acredite e não se explique
Pois poucos vão entender
Só se compreende um sonho se o sonhador for você
A quem possa lhe animar, a quem possa duvidar, A quem lhe faça seguir
Mas não descuide um segundo
Pois muita gente no mundo quer lhe fazer desistir
Acredite, pense, faça, use sua intuição
Transforme sonho em suor
Pensamento em ação
Enfrente cada batalha sabendo que a gente falha
E que isso é natural
Cair pra se levantar
Aprender pra ensinar
Que o bem é maior que o mal
Que primeiro a gente planta e só depois vai colher
O roteiro é sempre esse
Lutar pra depois vencer
E que a arma mais potente seja sempre a sua mente
Munida só de bondade
Se você não se entregar dá até pra acreditar nessa tal humanidade
Enfim, acredite em tudo que é bom e lhe faz bem
Acredite inclusive no que lhe faz mal também
Já que pra se proteger é preciso conhecer o que se vai enfrentar
Que você nunca se esqueça, não importa o que aconteça.
Não pare de acreditar.”
Bráullio Bessa
História da Amarelinha
Origem da amarelinha no Brasil
A amarelinha foi trazida ao Brasil pelos portugueses e rapidamente se tornou popular pelo fato de poder ser jogada em praticamente qualquer lugar com um pouco de espaço livre.
E uma curiosidade: em algumas regiões do Brasil, a brincadeira recebe o nome de academia, maré, sapata, avião ou macaca.
Como jogar amarelinha: regras
As linhas da amarelinha podem ser desenhada com giz ou mesmo usando um graveto na terra. Depois, basta numerar os quadrados de 1 a 9 nomear o último espaço como “céu”.
A brincadeira consiste em jogar uma pedrinha ou outro objeto em uma das casas numeradas e, a seguir, percorrer, pulando com uma pedrinha ou outro objeto em uma perna só, todo o caminho traçando sem pisar na casa marcada, e recolher, e a pedrinha na volta. Não se pode pisar nas linhas ou se esquecer de retirar sua pedrinha na volta.
Observação: a amarelinha trabalha coordenação, lateralidade (direita e esquerda) e sequência numérica.
AMARELINHA AFRICANA





1 – Quantas palavras vogais têm a palavra amarelinha?
R- ___________________________________________
2- E quantas consoantes têm a palavra amarelinha?
R- ___________________________________________
3- Faça em seu caderno uma lista de jogos que você conhece.
R- ___________________________________________
Livro Aprender Sempre – 3º Ano – EF
Deve ser respondido no livro.



Ciências Humanas da Natureza
As características dos animais



Responda as atividades abaixo.

A. RATO
B. ONÇA
C. CAVALO
D. VACA
E. LAGARTIXA

A. CACHORRO
B. GATO
C. CODORNA
D. GALINHA
E. LAGARTIXA

A. VACA
B. SAPO
C. PEIXE
D. GALINHA
E. LAGARTO
Matemática
Complete a sequência numérica dos números que estão faltando.



Livro Aprender Sempre – 3º Ano – EF
Deve ser respondido no livro.

