Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.
NOME DA ESCOLA:
NOME DO ALUNO:
DATA: 22/05/2020
LÍNGUA PORTUGUESA
- Objetivos: Incentivar o hábito da leitura e despertar o amor pelos livros;
- Inserir as crianças no universo poético, familiarizando-as com a linguagem poética e com a forma gráfica dos textos poéticos;
- Conhecer e identificar verso e estrofe do poema;
- Estimular a oralidade, a leitura e a escrita;
Habilidades
EF02LP12 Ler e compreender cantigas, quadrinhas, entre outros textos do campo da vida cotidiana, com certa autonomia, considerando a situação comunicativa, o tema assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
EF02LP15 Cantar cantigas e canções, mantendo ritmo e melodia.
ATIVIDADE 1: LEITURA DE UM POEMA
O TEMPO

A VIDA É O DEVER QUE NÓS TROUXEMOS PARA FAZER EM CASA.
QUANDO SE VÊ, JÁ SÃO SEIS HORAS!
QUANDO DE VÊ, JÁ É SEXTA-FEIRA!
QUANDO SE VÊ, JÁ É NATAL…
QUANDO SE VÊ, JÁ TERMINOU O ANO…
QUANDO SE VÊ PERDEMOS O AMOR DA NOSSA VIDA.
QUANDO SE VÊ PASSARAM 50 ANOS!
AGORA É TARDE DEMAIS PARA SER REPROVADO…
SE ME FOSSE DADO UM DIA, OUTRA OPORTUNIDADE, EU NEM OLHAVA O RELÓGIO.
SEGUIRIA SEMPRE EM FRENTE E IRIA JOGANDO PELO CAMINHO A CASCA DOURADA E INÚTIL DAS HORAS…
SEGURARIA O AMOR QUE ESTÁ A MINHA FRENTE E DIRIA QUE EU O AMO…
E TEM MAIS: NÃO DEIXE DE FAZER ALGO DE QUE GOSTA DEVIDO À FALTA DE TEMPO.
NÃO DEIXE DE TER PESSOAS AO SEU LADO POR PURO MEDO DE SER FELIZ.
A ÚNICA FALTA QUE TERÁ SERÁ A DESSE TEMPO QUE, INFELIZMENTE, NUNCA MAIS VOLTARÁ.
MARIO QUINTANA
ATIVIDADE 2 – REESCRITA DE CANTIGAS.
CANTIGAS SÃO UM TIPO DE CANÇÃO POPULAR, QUE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM A BRINCADEIRA DE RODA. A PRÁTICA É COMUM EM TODO O BRASIL E FAZ PARTE DO FOLCLORE BRASILEIRO. CONSISTE EM FORMAR UM GRUPO COM VÁRIAS CRIANÇAS, DAR AS MÃOS E CANTAR UMA MÚSICA COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS, COMO MELODIA E RITMO EQUIVALENTES À CULTURA LOCAL, LETRAS DE FÁCIL COMPREENSÃO, TEMAS REFERENTES À REALIDADE DA CRIANÇA OU AO SEU UNIVERSO IMAGINÁRIO E GERALMENTE COM COREOGRAFIAS.
LEIA A CANTIGA ABAIXO:

AGORA VEJA O VÍDEO ABAIXO, CANTE A CANÇÃO E DEPOIS REESCREVA A CANTIGA EM SEU CADERNO TROCANDO ALGUMAS PALAVRAS IGUAL NO TEXTO EXEMPLO:
TEXTO EXEMPLO


SUBSTITUIÇÃO DE NOMES QUE APARECEM NA CANTIGA

MATEMÁTICA
REALIZAR AS ATIVIDADES ABAIXO NO CADERNO.
HABILIDADES: EF02MA18 Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.





BOM TRABALHO E REALIZEM COM CAPRICHO AS ATIVIDADES QUE FORAM PREPARADAS COM MUITO CARINHO PARA VOCÊS!!