Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA 9º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE 6(EF69LP55)

O HOMEM E A GALINHA

Ruth Rocha

Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma galinha como as outras. 

Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher: 

– Olha o ovo que a galinha botou. 

A mulher ficou contente: 

– Vamos ficar ricos! 

E a mulher começou a tratar bem da galinha. Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse: 

– Pra que esse luxo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló… Muito menos tomar sorvete! 

– É, mas esta é diferente! Ela bota ovos de ouro! 

O marido não quis conversa: 

– Acaba com isso mulher. Galinha come é farelo. 

Aí a mulher disse: 

– E se ela não botar mais ovos de ouro? 

– Bota sim – o marido respondeu. 

A mulher todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse: 

– Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho. 

– E se ela não botar mais ovos de ouro? 

– Bota sim – o marido respondeu. 

Aí a mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse: 

– Pra que esse luxo de dar milho pra galinha? Ela que procure o de-comer no quintal! 

– E se ela não botar mais ovos de ouro? – a mulher perguntou. 

– Bota sim – o marido falou. 

E a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Mas um dia a galinha encontrou o portão aberto. Foi embora e não voltou mais.  Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló.

1 –  O texto recebe o título de O  homem e a galinha.  Por que a história recebe esse título?

a) Porque eles são os personagens principais da história narrada.  

b) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história. 

c) Porque são os narradores da história. 

d) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias. 

e) Porque representam a oposição homem-animal.

2 – Qual das afirmativas a seguir não é correta em relação ao homem da fábula? 

a) É um personagem preocupado com o corte de gastos. 

b) Mostra ingratidão em relação à galinha. 

c) Demonstra não ouvir as opiniões dos outros. 

d) Identifica-se como autoritário em relação à mulher 

e) Revela sua maldade nos maus-tratos em relação à galinha.

3 – Qual das características a seguir pode ser atribuída à galinha?

a) avareza 

b) conformismo 

c) ingratidão 

d) revolta 

e) hipocrisia

4 – Era uma vez um homem que tinha uma  galinha. De que outro modo poderia ser dita a frase destacada? 

a) Era uma vez uma galinha, que vivia com um homem. 

b) Era uma vez um homem criador de galinhas. 

c) Era uma vez um proprietário de uma galinha. 

d) Era uma vez uma galinha que tinha uma propriedade. 

e) Certa vez um homem criava uma galinha.

5 – Era uma vez é uma expressão que indica tempo: 

5 – Era uma vez é uma expressão que indica tempo: 

a) bem localizado 

b) determinado 

c) preciso 

d) indefinido 

e) bem antigo

6 – A segunda frase do texto diz ao leitor que a galinha era uma galinha como as outras. Qual o significado dessa frase? 

a) A frase tenta enganar o leitor, dizendo algo que não é verdadeiro. 

b) A frase mostra que era normal que as galinhas botassem ovos de ouro. 

c) A frase indica que ela ainda não havia colocado ovos de ouro. 

d) A frase mostra que essa história é de conteúdo fantástico. 

e) A frase demonstra que o narrador nada conhecia de galinha.

7 – O que faz a galinha ser diferente das demais? 

a) Botar ovos todos os dias independentemente do que cofnia. 

b) Oferecer diariamente ovos a seu patrão avarento. 

c) Pôr ovos de ouro antes da época própria. 

d) Botar ovos de ouro a partir de um dia determinado. 

e) Ser bondosa, apesar de sofrer injustiças.

8 – O homem ficou contente. O conteúdo dessa frase indica um (a): 

a) causa 

b) modo 

c) explicação 

d) consequência 

e) comparação

9 – A presença de travessões no texto indica: 

a) a admiração da mulher 

b) a surpresa do homem 

c) a fala dos personagens 

d) a autoridade do homem 

e) a fala do narrador da história

10 – Que elementos demonstram que a galinha passou  a receber um bom tratamento, após botar o primeiro ovo de ouro? 

a) pão-de-ló / mingau / sorvete 

b) milho / farelo / sorvete 

c) mingau / sorvete / milho 

d) sorvete / farelo / pão-de-ló 

e) farelo / mingau / sorvete

11 –  Dizem, eu não sei… Quem é o responsável por essas palavras? 

a) o homem 

b) a galinha 

c) o narrador 

d) a mulher 

e) o ovo

Embalagem longa vida

Segunda maior produtora mundial de embalagem longa vida, a SIG Combibloc, principal divisão do grupo suíço SIG, prepara a abertura de uma fábrica no Brasil. A empresa, responsável por 1 bilhão do 1,5 bilhão de dólares de faturamento do grupo, chegou ao país há dois anos disposta 5 a brigar com a líder global, Tetrapak, que detém cerca de 80% dos negócios nesse mercado. Os estudos para a implantação da fábrica foram recentemente concluídos e apontam para o Sul do país, pela facilidade logística junto ao Mercosul. Entre os oito atuais clientes da Combibloc na região estão a Unilever, com a marca de atomatado Malloa, no Chile, e a 10 italiana Cirio, no Brasil.

(Denise Brito, na Exame, dez./99)

1 – Segundo o texto, a SIG Combibloc: 

a) produz menos embalagem que a Tetrapak.

b) vai transferir suas fábricas brasileiras para o Sul.

c) possui oito clientes no Brasil.

d) vai abrir mais uma fábrica no Brasil.

e) possui cliente no Brasil há dois anos, embora não esteja instalada no país.

2 – Segundo o texto:

a) O Mercosul não influiu na decisão de instalar uma fábrica no Sul.

b) a SIG Combibloc está entrando no ramo de atomatado.

c) a empresa suíça SIG ocupa o 2o lugar mundial na produção de embalagem longa vida.

d) a Unilever é empresa chilena.

e) a SIG Combibloc detém 2/3 do faturamento do grupo.

3 – Os estudos apontam para o Sul porque: 

a) o clima favorece a produção de embalagens longa vida.

b) está próximo aos demais países que compõem o Mercosul.

c) a Cirio já se encontra estabelecida ali. -v-.v.

d) nos países do Mercosul já há clientes da Combibloc.

e) o Sul é uma região desenvolvida e promissora.

4 –  “…que detém cerca de 80% dos negócios nesse mercado.” (/. 5-6) Das alterações feitas nessa passagem do texto, a que não mantém o sentido original é: 

a) a qual detém cerca de 80% dos negócios em tal mercado.

b) que possui perto de 80% dos negócios nesse mercado.

c) que detém aproximadamente 80% dos negócios em tais mercados.

d) a qual possui aproximadamente 80% dos negócios nesse mercado.

e) a qual detém perto de 80% dos negócios nesse mercado.

5 –  “…e apontam para o Sul do país…” O trecho destacado só não pode ser entendido, no texto, como: 

a) e indicam o Sul do pai

b) e recomendam o Sul do país

c) e incluem o Sul do país

d) e aconselham o Sul do país

e) e sugerem o Sul do país

HISTÓRIA

Habilidade(s) : (EF09HI06) Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).

Responda em seu caderno:

1.Que a 2  imagem mostra?

2.O que está escrito na folha de rosto da fonte?

3.O que será que a CLT representou para os brasileiros?

4.Pesquise mais sobre a CLT, e registre no seu caderno

5. Faça uma pesquisa sobre o governo Vargas

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: