Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA 8º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE 6 (EF08LP04B)

Leia a fábula abaixo.

O leão e o rato

         Um Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou correndo sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo, quando o Rato suplicou:

         – Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade.

         Rindo por achar ridícula a idéia, assim mesmo, ele resolveu libertá-lo.

         Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se.

         O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse:

         – O senhor riu da idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão.

Moral: Os pequenos amigos podem se revelar os melhores e mais leais aliados.

Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/fabula3a.htm

1 –  Após a leitura do texto, podemos concluir que:

(   ) A história já aconteceu.

(   ) A história está acontecendo.

(   ) A história vai acontecer.

(   ) Nenhuma das alternativas.

2 –  Leia o trecho a seguir: “Rindo por achar ridícula a ideia, assim mesmo, ele resolveu libertá-lo.” Assinale a alternativa que revela por que o leão achou a ideia ridícula:

(   ) Porque o rato era muito pequeno para ajudar o leão em qualquer situação.

(   ) Porque o leão achou que nunca mais veria o rato.

(   ) Porque o rato sempre prejudicou o leão.

(   ) Porque o leão sempre ajudou o rato e nunca recebeu nada em troca.

3 –  Após a leitura, assinale a opção que revela o mesmo sentido da expressão poupasse presente no texto:

(   ) Se ele lhe poupasse, estaria se sentindo melhor.

(   ) Meu pai sempre pediu para que eu poupasse seu dinheiro.

(   ) O gerente permitiu que ela poupasse seu tempo.

(   ) O Conselho sugeriu que a APM poupasse as verbas para a festa.

4 –  Quando o rato dirige-se ao leão trata-o como “Senhor”. Essa forma de tratamento indica:

(   ) Inferioridade do leão.

(   ) Superioridade do rato.

(   ) Respeito do rato para com o leão.

(   ) Humildade do leão.

5 –  Esse texto é considerado uma fábula porque apresenta:

(   ) Animais que apresentam características semelhantes aos humanos, presença de diálogos e moral.

(   ) Informações sobre a vida dos leões, ratos e moral.

(   ) Encantamentos, vilões, heróis e animais que apresentam características semelhantes aos humanos .

(   ) Tratamento, remetente, agradecimentos e moral.

6 –  Qual provérbio popular se relaciona com a moral presente no texto?

(   ) Melhor um pássaro na mão do que dois voando.

(   ) Cada macaco no seu galho.

(   ) Uma mão lava a outra.

(   ) Ficar com a pulga atrás da orelha.

7 –  Com base no texto lido, qual o grupo de animais que aparecem?

(   ) Mamíferos.

(   ) Insetos.

(   ) Anfíbios.

(   ) Ovíparos.

8 –  Assinale a alternativa que apresenta uma outra forma de escrita para a  moral presente no texto lido:

(   ) É preciso preparar-se para os dias de necessidade.

(   ) Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente.

(   ) Uma boa ação ganha outra.

(   ) Desprezar o que não se consegue é fácil.

9 –  Observe o trecho a seguir: “Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo, quando o Rato suplicou:” A expressão em destaque pode ser substituída por:

(   ) Ataque de cobra surpresa.

(   ) Barco inflável veloz.

(   ) Ataque rápido.

(   )  Veículo rápido.

10 –  O leão e o rato são, respectivamente:

(   ) doméstico e extinto.

(   ) nocivo e selvagem.

(   ) selvagem e nocivo.

(   ) extinto e selvagem.

11 –  Qual aprendizagem pode-se retirar dessa fábula?

O problema ecológico

Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.

            Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).

1 – Segundo o texto, o cientista americano está preocupado com:

(A) a vida neste planeta.

(B) a qualidade do espaço aéreo.

(C) o que pensam os extraterrestres.

(D) o seu prestígio no mundo.

2 – Para o autor, a humanidade:

(A) demonstra ser muito inteligente.

(B) ouve as palavras do cientista.

(C) age contra sua própria existência.

(D) preserva os recursos naturais.

3 –  Da maneira como o assunto é tratado no texto , é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:

(A) a destruição é inevitável.

(B) a civilização o está destruindo.

(C) a humanidade preserva sua existência.

(D) as guerras são o principal agente da destruição.

4 – A afirmação: “Essas são palavras de um renomado cientista americano.” Quer dizer que o cientista é:

(A) inimigo.

(B) velho.

(C) estranho.

(D) famoso.

HISTÓRIA

Unidade temática: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.

Objeto(s) de conhecimento: Rebeliões na América portuguesa: Quilombos

Habilidades: (EF08HI05) Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.

Quilombos eram comunidades formadas por escravos fugidos das fazendas.Esses lugares se transformaram em centros de resistências dos escravos negros que escapavam do trabalho forçado no Brasil.

Origem

A palavra quilombo vem do idioma banto, sendo uma referência a “guerreiro da floresta”.

A primeira definição de quilombo na administração colonial ocorreu em 1740. Quem a fez foi o Conselho Ultramarino Português. Para esta instituição, o quilombo era:

toda a habitação de negros fugidos que passem de cinco, em parte desprovida, ainda que não tenham ranchos levantados nem achem pilões neles“.

Pesquise e registre em seu caderno :

1- Como era organizado os quilombos ?

2- Qual foi o quilombo mais famoso da história do Brasil , e em que região ele fica?

3- E nos dias atuais ainda existe comunidades quilombolas?

4- O quilombo foi uma forma de resistência ?

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: