LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE 6 (EF08LP04B)
Leia a fábula abaixo.
O leão e o rato
Um Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou correndo sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo, quando o Rato suplicou:
– Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade.
Rindo por achar ridícula a idéia, assim mesmo, ele resolveu libertá-lo.
Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se.
O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse:
– O senhor riu da idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão.
Moral: Os pequenos amigos podem se revelar os melhores e mais leais aliados.
Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/fabula3a.htm
1 – Após a leitura do texto, podemos concluir que:
( ) A história já aconteceu.
( ) A história está acontecendo.
( ) A história vai acontecer.
( ) Nenhuma das alternativas.
2 – Leia o trecho a seguir: “Rindo por achar ridícula a ideia, assim mesmo, ele resolveu libertá-lo.” Assinale a alternativa que revela por que o leão achou a ideia ridícula:
( ) Porque o rato era muito pequeno para ajudar o leão em qualquer situação.
( ) Porque o leão achou que nunca mais veria o rato.
( ) Porque o rato sempre prejudicou o leão.
( ) Porque o leão sempre ajudou o rato e nunca recebeu nada em troca.
3 – Após a leitura, assinale a opção que revela o mesmo sentido da expressão poupasse presente no texto:
( ) Se ele lhe poupasse, estaria se sentindo melhor.
( ) Meu pai sempre pediu para que eu poupasse seu dinheiro.
( ) O gerente permitiu que ela poupasse seu tempo.
( ) O Conselho sugeriu que a APM poupasse as verbas para a festa.
4 – Quando o rato dirige-se ao leão trata-o como “Senhor”. Essa forma de tratamento indica:
( ) Inferioridade do leão.
( ) Superioridade do rato.
( ) Respeito do rato para com o leão.
( ) Humildade do leão.
5 – Esse texto é considerado uma fábula porque apresenta:
( ) Animais que apresentam características semelhantes aos humanos, presença de diálogos e moral.
( ) Informações sobre a vida dos leões, ratos e moral.
( ) Encantamentos, vilões, heróis e animais que apresentam características semelhantes aos humanos .
( ) Tratamento, remetente, agradecimentos e moral.
6 – Qual provérbio popular se relaciona com a moral presente no texto?
( ) Melhor um pássaro na mão do que dois voando.
( ) Cada macaco no seu galho.
( ) Uma mão lava a outra.
( ) Ficar com a pulga atrás da orelha.
7 – Com base no texto lido, qual o grupo de animais que aparecem?
( ) Mamíferos.
( ) Insetos.
( ) Anfíbios.
( ) Ovíparos.
8 – Assinale a alternativa que apresenta uma outra forma de escrita para a moral presente no texto lido:
( ) É preciso preparar-se para os dias de necessidade.
( ) Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente.
( ) Uma boa ação ganha outra.
( ) Desprezar o que não se consegue é fácil.
9 – Observe o trecho a seguir: “Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo, quando o Rato suplicou:” A expressão em destaque pode ser substituída por:
( ) Ataque de cobra surpresa.
( ) Barco inflável veloz.
( ) Ataque rápido.
( ) Veículo rápido.
10 – O leão e o rato são, respectivamente:
( ) doméstico e extinto.
( ) nocivo e selvagem.
( ) selvagem e nocivo.
( ) extinto e selvagem.
11 – Qual aprendizagem pode-se retirar dessa fábula?
O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).
1 – Segundo o texto, o cientista americano está preocupado com:
(A) a vida neste planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
2 – Para o autor, a humanidade:
(A) demonstra ser muito inteligente.
(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
3 – Da maneira como o assunto é tratado no texto , é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
(A) a destruição é inevitável.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
4 – A afirmação: “Essas são palavras de um renomado cientista americano.” Quer dizer que o cientista é:
(A) inimigo.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
HISTÓRIA
Unidade temática: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
Objeto(s) de conhecimento: Rebeliões na América portuguesa: Quilombos
Habilidades: (EF08HI05) Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
Quilombos eram comunidades formadas por escravos fugidos das fazendas.Esses lugares se transformaram em centros de resistências dos escravos negros que escapavam do trabalho forçado no Brasil.
Origem
A palavra quilombo vem do idioma banto, sendo uma referência a “guerreiro da floresta”.
A primeira definição de quilombo na administração colonial ocorreu em 1740. Quem a fez foi o Conselho Ultramarino Português. Para esta instituição, o quilombo era:
“toda a habitação de negros fugidos que passem de cinco, em parte desprovida, ainda que não tenham ranchos levantados nem achem pilões neles“.
Pesquise e registre em seu caderno :
1- Como era organizado os quilombos ?
2- Qual foi o quilombo mais famoso da história do Brasil , e em que região ele fica?
3- E nos dias atuais ainda existe comunidades quilombolas?
4- O quilombo foi uma forma de resistência ?