Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E INGLÊS 8º ANO

EDUCAÇÃO FÍSICA

Habilidade específica do currículo:

(EF08EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco.

Habilidade em defasagem (linguagens): MP18 – Localizar informação explícita em um texto

Habilidades socioemocionais:

  • Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade
  • Abertura ao novo: interesse artístico

Objeto de conhecimento: Esporte de rede/parede e esporte de campo e taco

Dimensão enfatizada: Aprender sobre

Metodologia: Compreensão de imagens e de texto e pesquisa

Recursos: imagens

Avaliação: realizar as atividades

Descrição da Atividade:

Leia atentamente o texto a seguir e responda posteriormente as questões:

A classificação dos esportes, de acordo com a BNCC:

• Marca: conjunto de modalidades que se caracterizam por comparar os resultados registrados em segundos,

metros ou quilos (patinação de velocidade, todas as provas do atletismo, remo, ciclismo, levantamento de peso etc.).

• Precisão: conjunto de modalidades que se caracterizam por arremessar/lançar um objeto na direção de um alvo específico, estático ou em movimento; compara-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que a do adversário) ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu deixar), como nos seguintes casos: bocha, curling, golfe, tiro com arco, tiro esportivo etc.

• Técnico-combinatório: reúne modalidades nas quais o resultado da ação motora é comparado à qualidade

do movimento segundo padrões técnico-combinatórios (ginástica artística, ginástica rítmica, nado sincronizado, patinação artística, saltos ornamentais etc.).

• Rede/quadra dividida ou parede de rebote: reúne modalidades que se caracterizam por arremessar, lançar ou rebater a bola em direção a setores da quadra adversária nos quais o rival seja incapaz de devolvê-la da mesma forma ou que leve o adversário a cometer um erro dentro do período em que o objeto do jogo está em movimento. Alguns exemplos de esportes de rede são voleibol, vôlei de praia, tênis de campo, tênis de mesa, badminton e peteca. Já os esportes de parede incluem pelota basca, raquetebol, squash etc.

• Campo e taco: categoria que reúne as modalidades que se caracterizam por rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância

possível entre as bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos (beisebol, críquete, softbol etc).

• Invasão ou territorial: conjunto de modalidades que se caracterizam por comparar a capacidade de uma equipe ao introduzir ou levar uma bola (ou outro objeto) a uma meta ou setor da quadra/campo defendida pelos adversários (gol, cesta, touchdown etc), protegendo, simultaneamente, o próprio alvo, meta ou setor do campo (basquetebol, frisbee, futebol, futsal, futebol americano, handebol, hóquei sobre grama, polo aquático, rúgbi etc.).

• Combate: reúne modalidades caracterizadas com disputas nas quais o oponente deve ser subjugado com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, por meio de combinações de ações de ataque e defesa (judô, boxe, esgrima, taekwondo etc).

Questões:

  1. Na sua opinião, qual a necessidade em se classificar os esportes em grupos distintos?
  2. Qual a diferença entre os de campo e taco dos de rede/quadra ou parede de rebote?
  3. Cite 5 outros esportes de invasão que não foram citados no texto.
  4. O que caracteriza os esportes de combate?
  5. Qual é a maior dificuldade em se ensinar todos os tipos de esportes na escola?
  6. Qual é o seu tipo de esporte favorito?
  7. Pesquise sobre os sistemas táticos do voleibol e depois desenhe-os na mesma folha. (vale 3 pontos)

INGLÊS

Obs.: Todas as atividades deverão ser entregues ao professor assim que retornar as aulas presencias e serão corrigidas e o professor atribuirá a notas, a correção das atividades será em sala de aula e sanaremos as duvidas que por ventura venha existir. Contudo, faça as atividades com responsabilidade e não deixe para a última hora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: