Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração para o desenvolvimento das atividades, inclusive da leitura do texto. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.
Nome da escola:
Nome do aluno:
Data: 11 a 18/05/2020
RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO – PEDIR AJUDA SE NECESSÁRIO PARA UM ADULTO FAZER A LEITURA JUNTOS.
Habilidade: EF02LP28C, EF35LP21
O CATADOR DE PENSAMENTOS
Todas as manhãs, exatamente às seis e meia, o Sr. Rabuja passa pela casa onde eu moro. Ele anda arrastando os pés e de longe já ouço o barulho de seus passos na calçada. Na verdade, a essa hora, meu bairro é muito sossegado. […]
O sr. Rabuja nunca falha. Nunca atrasa. […] nas costas ele leva uma mochila amarrotada, presa com uma tira de couro muito grossa. Movimenta-se como alguém que não sabe o que é pressa.
O Sr. Rabuja é catador de pensamentos. Pensamentos bonitos e feios. Pensamento alegres e tristes. Pensamentos inteligentes e bobos. Pensamentos barulhentos e silenciosos. Pensamentos compridos e curtos. No fundo, todos são importantes para ele, mesmo tendo, é claro, os seus preferidos. Mas isso ele não demonstra para não ferir os outros pensamentos. Pois todo mundo sabe que pensamentos são coisas muito sensíveis. […]
O Sr. Rabuja mora na saída da cidade, numa casinha rodeada de horta e jardins.
[…]
Mais tarde pega a mochila e vai para o seu quarto de trabalho. Lá, estende um pano grande e macio, abre a mochila e despeja os pensamentos.
[…] desembaraça e separa os pensamentos emaranhados e os guarda, em ordem alfabética, em grandes prateleiras.
[…]
Em volta da casa há muitos canteiros grandes, limpos e prontos para serem utilizados. O sr. Rabuja vai tirando os pensamentos do cesto, um a um, e os planta nos canteiros. […]
Na manhã seguinte o despertador toca muito cedo.
[…]
O Sr. Rabuja não perde tempo: toma banho, se veste e toma café da manhã. Sabe que tem pouco tempo para contemplar as flores dos pensamentos.
Às vezes […] ele me fala de seu trabalho […].
– O vento leva consigo as minúsculas partículas das flores dos pensamentos. Elas voam cada vez mais alto e pairam sobre os telhados da cidade ainda imersa no sono. Depois descem, enfiam-se em toda as janelas, em todas as frestas e fendas das casas. Pousam cuidadosamente na testa das pessoas que estão sonhando ali se transformam em novo pensamento. Se não existissem catadores de pensamentos, os pensamentos ficariam o tempo todo se repetindo e provavelmente um dia deixariam de existir. […] Todas as cidades – continua – têm catadores de pensamentos como eu […] Só que ninguém sabe, porque eles trabalham o mais discretamente possível. […]
(Monika Feth. O catador de pensamentos. SP: Brinque-Book, 1996.

ATIVIDADES
1º, 2º E 3º ANO
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA NO SEU CADERNO:
A) TODAS AS MANHÃS, O SR. RABUJA:
( ) PASSA EXATAMENTE AS SEIS E MEIA.
( ) SE ATRASA PARA CHEGAR.
B) O BAIRRO EM QUE MORA A AUTORA:
( ) É SOSSEGADO ÀS SEIS E MEIA.
( ) É SEMPRE BARULHENTO.
C) O SR. RABUJA TRAZ NAS COSTAS:
( ) UM CASACO DE COURO.
( ) UMA MOCHILA AMARROTADA.
ATIVIDADES 4º E 5º ANO
Habilidade: EF35LP03, EF35LP26
RESPONDA EM SEU CADERNO
- O narrador da história conta que o Sr. Rabuja passava em frente à sua casa todos os dias exatamente às seis e meia da manhã. O narrador afirma sobre: “Movimenta-se como alguém que não sabe o que é pressa”. Explique, com suas palavras o sentido dessa frase.
- Releia: “… todo mundo sabe que pensamentos são coisas muito sensíveis.” Explique, com suas palavras, o que ela quer dizer.