Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE ARTE E CIÊNCIAS 9º ANO

ARTE

OBJETIVOS

 ANALISAR GÊNEROS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E ESTRANGEIRA

EXPLORAR MEIOS, EQUIPAMENTOS CULTURAIS E ESPAÇOS DE CIRCULAÇÃO MUSICAL

(CADERNO DE DESENHO OU CADERNO COM LINHAS)

MOMENTO 1- Meios, equipamentos e espaços de circulação da música: Os programas de auditório, o rádio, a televisão, a internet, as manifestações culturais e o celular, se configuram como os meios mais comuns para a circulação da música. Equipamentos e espaços culturais, compreendem os locais e as estruturas utilizadas para o mesmo fim. Como por exemplo: teatros, salas de concerto, estádios, praças, ruas etc.

MOMENTO 2  – Nesta atividade, vamos estudar sobre  diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação  dos diferentes generos da música popular brasileira e estrangeira.Em seuida responder oquestionário.

1. O que são meios, equipamentos e espaços de circulação da música? Dê exemplos.

2. Quais diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação musical você conhecem?

3. Vocês costumam frequentar equipamentos culturais e espaços de circulação musical?

4. Faça uma comparação entre diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação, de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira com outros gêneros no Brasil.

5. Costumam ouvir músicas frequentemente? Quais meios utilizam?

6. Vocês acessam sites ou redes sociais para apreciar música?

7. Como se mantém atualizados em relação à música?

8. Quais gêneros da música popular brasileira vocês conhecem?

9. Quais gêneros da música popular estrangeira vocês conhecem?

10. Quais gêneros da música popular brasileira vocês gostas de escutar? Justifiquem.

11. Quais gêneros da música popular estrangeira vocês gostam de escutar? Justifiquem. 12. Que outros gêneros de música brasileira vocês costumam ouvir?

CIÊ

CIÊNCIAS

Estas atividades visam trabalhar habilidades de leitura e interpretação de texto sobre o principal tema discutido atualmente no mundo, os vírus e em especial o Coronavírus.

Nas próximas aulas vamos estudar e entender as diferenças sobre três doenças causadas por vírus: o resfriado, a gripe e a COVID-19 causada pelo Coronavírus.

Leia o texto abaixo com muita atenção para responder as questões de 1 a 8.

TEXTO: DIFERENÇAS ENTRE CORONAVÍRUS (COVID-19), GRIPE E RESFRIADO

 (Texto adaptado do site Biologianet pelo Prof. Pedro)

 

COVID-19

A COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2, pertencente à família dos Coronavírus. Em março deste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia de COVID-19. Os principais sintomas dessa doença são: febre, tosse seca e dificuldade respiratória.

período de incubação (período entre o contágio e o surgimento dos sintomas) é de cerca de 14 dias. A transmissão ocorre principalmente por meio de contato com o doente, que, ao espirrar ou tossir, elimina gotículas que podem contaminar outras pessoas e objetos. Ao tocar objetos contaminados e levar a mão à boca, olhos e nariz, o indivíduo pode infectar-se. Atualmente, não existe tratamento específico nem vacina contra a COVID-19.

Imagem do Coronavírus, causador da COVID-19

Gripe

gripe (influenza) é uma doença que afeta o sistema respiratório e é causada por alguns vírus conhecidos como influenza. Estes vírus contaminam o ser humano e também podem causar doenças em aves e outros mamíferos. A gripe pode ser transmitida por meio do contato com o doente,quando ele tosse ou espirra, bem como pelo contato com a sua saliva, secreções nasais e, também, fezes de animais contaminados.

A gripe apresenta um período de incubação de um a quatro dias. Seus sintomas são: febre, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, tosse, fadiga (sensação de cansaço), mal-estar e calafrios.

É importante destacar que a gripe pode apresentar complicações: asma, sinusite, otite e pneumonias (podem levar a óbito).

Geralmente, na gripe, apenas os sintomas são tratados. A melhor forma de prevenção contra a gripe é a vacinação, que ocorre anualmente. A vacina contra a gripe é disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Saúde.

Campanha de vacinação contra a gripe

Resfriado

O resfriado é uma infecção que afeta as vias aéreas superiores, sendo causado por vírus, principalmente os rinovírus. Os coronavírus são o segundo tipo que mais causam resfriados, mas é importante destacar que, entre os causadores do resfriado comum, não está o SARS-CoV-2, causador da COVID-19.

Esses vírus estão em circulação entre a população durante todo o ano e seu período de incubação varia de um a nove dias. Geralmente seus sintomas mais comuns são:  coriza e obstrução nasal (nariz entupido), podendo ocorrer tosse. Os sintomas do resfriado são brandos (mais leves) e duram cerca de quatro dias. Não existe tratamento específico para o resfriado, sendo realizado apenas o tratamento de alguns sintomas.

Com as informações do texto responda as próximas questões no seu caderno

  1. Qual é o nome do causador da doença COVID-19?
  2. Quais são os principais sintomas do COVID-19?
  3. O que é o período de incubação de uma doença?
  4. Qual é o nome do causador da Gripe?
  5. Quais são os principais sintomas da Gripe?
  6. Qual é o melhor meio de prevenção contra a Gripe?
  7. Qual é o nome do causador do Resfriado?
  8. Quais são os principais sintomas do Resfriado?

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: