ARTE
ARTE CONTEMPORÂNEA
É uma tendência que propõe expressões artísticas originais com técnicas inovadoras, é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo.
A Arte Contemporânea reúne expressões e técnicas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra, apresentando um rompimento em relação à pauta moderna, o que pode ser considerado como o início do Pós-Modernismo.
Apesar de ainda preservar alguns valores artístico da Arte Moderna, como o desejo pelas invenções e experimentações artísticas, a arte da contemporaneidade apresenta a ruptura com alguns aspectos modernos, ajudando a configurar uma nova mentalidade no mundo artístico.
Constituída por uma série de estilos, perspectivas e técnicas, que podem ser manifestadas através da pintura, da dança, música, teatro, escultura, literatura, moda, instalações, a obra já não é o objeto em si, pois se funde com o processo criativo.
Características da Arte Contemporânea
• Abandono dos padrões habituais;
• Fusão de arte e vida;
• Uso de novas tecnologias e mídias;
• Junção de estilos artísticos;
• Interatividade das obras;
• Questionamentos da definição de arte;
• Aproximação da cultura popular;
• Uso de materiais diferentes para as produções artísticas;
• Liberdade e efemeridade artística.
Principais movimentos e artistas da Arte Contemporânea
A Arte Contemporânea abarca alguns movimentos artísticos importantes entre os quais, destacam-se:Pop Art, Arte Conceitual, Arte Digital, Fotografia, Instalação, Arte Urbana, Body Art, Arte povera, Arte de Novas Mídias, Hiperrealismo, Fotorrealismo, Op Art e Arte cinética.
No Brasil, a Arte Contemporânea começou a se desenvolver a partir da década de 1950, com o movimento vanguardista conhecido por Neoconcretismo. Desde então, alguns artistas se tornaram conhecidos por uma arte inovadora, viva e autoral.
Um dos estilos que surge na música e na dança é o HIP HOP, o termo “hip” significa algo atual, que está acontecendo no momento; e “hop” faz associação ao movimento de dança. Seu criador, Afrika Bambaataa, estabeleceu 4 bases principais na cultura hip hop, são eles: o rap (músicas rítmicas com rimas e poesias), o DJ (artista que seleciona e conduz as batidas), a breakdance (dança específica do rap e hip hop, geralmente improvisada) e o graffiti (pintura/escrita artística).
Quando o hip hop surgiu, sua base estava nas batidas rítmicas que os DJs criavam para as pausas “loop”, que são trechos pequenos de alguma música que ficam se repetindo. Após isso, o hip hop foi acompanhado pelo rap e tido como um estilo musical e, através disso, foram surgindo algumas formas diferentes de danças improvisadas, como a breakdance.
Já a relação entre o grafite e o hip hop aconteceu quando foram surgindo novas formas de pintura em áreas onde as outras três bases do hip hop – rap, DJ e breakdance – já eram realizadas frequentemente.
No Brasil, o hip hop começou em São Paulo nos anos 80. Hoje em dia, existem vários grupos que conseguem representar bem o hip hop no Brasil todo. O movimento tomou grandes proporções no nosso país que já tem premiações específicas, cuja principal é o Prêmio Hutúz, que acontece todo ano e é considerado o maior da América Latina.
Atividades
01 – O que é arte contemporânea?
02 – Quais as principais características da Arte Contemporânea?
03 – Quais foram os principais movimentos e artistas da Arte Contemporânea?
04 – O que é HIP HOP e como surgiu?
05 – Em uma olha a parte faça um desenho sobre a Arte Contemporânea.
CIÊNCIAS
Estas atividades visam trabalhar habilidades de leitura e interpretação de texto sobre o principal tema discutido atualmente no mundo, os vírus e em especial o Coronavírus.
Nas próximas aulas vamos estudar e entender as diferenças sobre três doenças causadas por vírus: o resfriado, a gripe e a COVID-19 causada pelo Coronavírus.
Leia o texto abaixo com muita atenção para responder as questões de 1 a 8.
TEXTO: DIFERENÇAS ENTRE CORONAVÍRUS (COVID-19), GRIPE E RESFRIADO
(Texto adaptado do site Biologianet pelo Prof. Pedro)
COVID-19
A COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2, pertencente à família dos Coronavírus. Em março deste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia de COVID-19. Os principais sintomas dessa doença são: febre, tosse seca e dificuldade respiratória.
O período de incubação (período entre o contágio e o surgimento dos sintomas) é de cerca de 14 dias. A transmissão ocorre principalmente por meio de contato com o doente, que, ao espirrar ou tossir, elimina gotículas que podem contaminar outras pessoas e objetos. Ao tocar objetos contaminados e levar a mão à boca, olhos e nariz, o indivíduo pode infectar-se. Atualmente, não existe tratamento específico nem vacina contra a COVID-19.

Imagem do Coronavírus, causador da COVID-19
Gripe
A gripe (influenza) é uma doença que afeta o sistema respiratório e é causada por alguns vírus conhecidos como influenza. Estes vírus contaminam o ser humano e também podem causar doenças em aves e outros mamíferos. A gripe pode ser transmitida por meio do contato com o doente,quando ele tosse ou espirra, bem como pelo contato com a sua saliva, secreções nasais e, também, fezes de animais contaminados.
A gripe apresenta um período de incubação de um a quatro dias. Seus sintomas são: febre, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, tosse, fadiga (sensação de cansaço), mal-estar e calafrios.
É importante destacar que a gripe pode apresentar complicações: asma, sinusite, otite e pneumonias (podem levar a óbito).
Geralmente, na gripe, apenas os sintomas são tratados. A melhor forma de prevenção contra a gripe é a vacinação, que ocorre anualmente. A vacina contra a gripe é disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Saúde.

Campanha de vacinação contra a gripe
Resfriado
O resfriado é uma infecção que afeta as vias aéreas superiores, sendo causado por vírus, principalmente os rinovírus. Os coronavírus são o segundo tipo que mais causam resfriados, mas é importante destacar que, entre os causadores do resfriado comum, não está o SARS-CoV-2, causador da COVID-19.
Esses vírus estão em circulação entre a população durante todo o ano e seu período de incubação varia de um a nove dias. Geralmente seus sintomas mais comuns são: coriza e obstrução nasal (nariz entupido), podendo ocorrer tosse. Os sintomas do resfriado são brandos (mais leves) e duram cerca de quatro dias. Não existe tratamento específico para o resfriado, sendo realizado apenas o tratamento de alguns sintomas.
Com as informações do texto responda as próximas questões no seu caderno
- Qual é o nome do causador da doença COVID-19?
- Quais são os principais sintomas do COVID-19?
- O que é o período de incubação de uma doença?
- Qual é o nome do causador da Gripe?
- Quais são os principais sintomas da Gripe?
- Qual é o melhor meio de prevenção contra a Gripe?
- Qual é o nome do causador do Resfriado?
- Quais são os principais sintomas do Resfriado?