Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE ARTE E CIÊNCIAS 6º ANO

ARTE

OBJETIVO

ANALISAR DIFERENTES MEIOS, EQUIPAMENTOS CULTURAIS E ESPAÇOS DE CIRCULAÇÃO MUSICAL

(CADERNO DE DESENHO OU CADERNO COM LINHAS)

MOMENTO 1: CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE GÊNEROS MUSICAIS.

                                                                                            Fonte:www.brasilescoal.com

MÚSICA

A música tem acompanhado o homem desde a pré-história, tornando-se um elemento característico do ser humano. É impossível pensar no mundo atual sem a música. Além das bandas musicais que enlouquecem milhões de fãs em todo o mundo, ela ainda está presente nos toques de celulares, comerciais de TV, nos sons que saem do computador, entre inúmeros outros exemplos.

Falando de forma clara, música é a sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo. Como já foi dito, a música tem várias funções. A função artística é considerada por muita sua principal função, porém existem outras, como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia) e religiosa.

Em qualquer lugar que você ler sobre música, irá encontrar a mesma definição: “a música é dividida em três elementos: melodia, harmonia e ritmo”. Mas o que é isso?

Melodia é a organização simples de uma série de sons musicais, constituindo-se o elemento principal da música. É a sequência de sons que você vai cantar ou tocar. Para uma melhor compreensão, vamos pegar um exemplo, o hino nacional brasileiro. A melodia é a forma que você canta, cada música tem uma melodia diferente. Você não canta o hino nacional da mesma forma que canta a música “Garota de Ipanema”. Isso é melodia.

Ritmo é o que age em função da duração do som. É a definição de quanto tempo cada parte da melodia continuará à tona. Você já percebeu que na parte “(…) margens plácidas”, o “plá” demora mais que o “cidas”? Isso é o ritmo da música.

Harmonia é a combinação dos sons ouvidos simultaneamente, é o agrupamento agradável de sons. No nosso exemplo, você poderia muito bem tocar a música apenas com uma nota de cada vez, porém ficaria sem graça. Por isso, quanto mais notas musicais você tocar simultaneamente (acordes) de forma agradável, harmoniosa, melhor será a música.

Os sons que habitualmente utilizamos nas músicas são chamados de notas musicais, cada um deles é representado por uma letra:

Dó (C), Ré (D), Mi (E), Fá (F), Sol (G), Lá (A) e Si (B).

Ainda há outros símbolos de alteração das notas: o sustenido (#) e o bemol (b).

Cada uma dessas notas possui uma altura diferente, sendo graves (frequência menor, mais “grossa”, como a voz masculina) ou agudas (frequência maior, mais “fina”, como a voz feminina). A organização destas alturas é chamada de escala musical.

A combinação diversificada dos elementos melodia, ritmo e harmonia dão origem ao que chamamos de estilos musicais. Entre alguns exemplos, podemos citar rock, pop, rap, funk, tecno, samba, country, jazz e blues. Contudo, os estilos são tão variados que novas combinações surgem a todo tempo. Da derivação do rock, por exemplo, surgiram diversas derivações, como o poprock, punkrock, emocore, heavy metal, hard rock, rock alternativo, indie-rock, entre outras.

Por Tiago Dantas

Equipe Brasil Escola

MOMENTO 2: Elaborar uma pesquisa junto aos seus familiares, sobre como música está relacionada ás diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética, ética.  Comentar com seus familiares, sobre os conceitos da dimensão da vida e realize alguns questionamentos de forma simples.  Nessa pesquisa, apresente para seus familiares, alguns gêneros musicais. Exemplo: Cirandas, cantigas de roda, carimbo, MPB (música popular brasileira), samba, samba-canção, baião, etc. E, depois desse levantamento com os seus familiares, registrar no (CADERNO DE DESENHO) as questões:

  1. Em que ambientes sua família rotineiramente, tem contato com a música?
  2. O ambiente altera a relação com a música? (Ouvir música alta, por exemplo).
  3. Qual é o gênero ou estilo de música mais apreciado pelos entrevistados?
  4. Quais músicas estrangeiras são ouvidas por eles?
  5. Qual país de origem destas músicas? Por que os entrevistados gostam dessas músicas?
  6. Quais músicas ficaram marcadas pela história? Caso o entrevistado não consiga se lembrar de nenhuma, dê os exemplos citados pelo professor.
  7. De que forma os entrevistados se mantêm atualizado sobre a produção musical atual? (Internet, rádio, TV, etc.)
  8. Quais músicas preferidas por eles e por quê? Se lembraram de alguma música que trouxe boa lembrança, alegria ou saudade?
  9. Foram citadas músicas que fazem referências inadequadas a pessoas ou grupos, e/ ou que engrandecem pessoas, profissões etc.?
  10.     Quais diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação musical você descobriu na sua região?
  11. Quais os mais citados durante a pesquisa?
  12. Quais desses espaços você costuma frequenta

CIÊNCIAS

Estas atividades visam trabalhar habilidades de leitura e interpretação de texto sobre o principal tema discutido atualmente no mundo, os vírus e em especial o Coronavírus.

Nas próximas aulas vamos estudar e entender as diferenças sobre três doenças causadas por vírus: o resfriado, a gripe e a COVID-19 causada pelo Coronavírus.

Leia o texto abaixo com muita atenção para responder as questões de 1 a 8.

TEXTO: DIFERENÇAS ENTRE CORONAVÍRUS (COVID-19), GRIPE E RESFRIADO

 (Texto adaptado do site Biologianet pelo Prof. Pedro)

 

COVID-19

A COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2, pertencente à família dos Coronavírus. Em março deste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia de COVID-19. Os principais sintomas dessa doença são: febre, tosse seca e dificuldade respiratória.

período de incubação (período entre o contágio e o surgimento dos sintomas) é de cerca de 14 dias. A transmissão ocorre principalmente por meio de contato com o doente, que, ao espirrar ou tossir, elimina gotículas que podem contaminar outras pessoas e objetos. Ao tocar objetos contaminados e levar a mão à boca, olhos e nariz, o indivíduo pode infectar-se. Atualmente, não existe tratamento específico nem vacina contra a COVID-19.

Imagem do Coronavírus, causador da COVID-19

Gripe

gripe (influenza) é uma doença que afeta o sistema respiratório e é causada por alguns vírus conhecidos como influenza. Estes vírus contaminam o ser humano e também podem causar doenças em aves e outros mamíferos. A gripe pode ser transmitida por meio do contato com o doente,quando ele tosse ou espirra, bem como pelo contato com a sua saliva, secreções nasais e, também, fezes de animais contaminados.

A gripe apresenta um período de incubação de um a quatro dias. Seus sintomas são: febre, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, tosse, fadiga (sensação de cansaço), mal-estar e calafrios.

É importante destacar que a gripe pode apresentar complicações: asma, sinusite, otite e pneumonias (podem levar a óbito).

Geralmente, na gripe, apenas os sintomas são tratados. A melhor forma de prevenção contra a gripe é a vacinação, que ocorre anualmente. A vacina contra a gripe é disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Saúde.

Campanha de vacinação contra a gripe

Resfriado

O resfriado é uma infecção que afeta as vias aéreas superiores, sendo causado por vírus, principalmente os rinovírus. Os coronavírus são o segundo tipo que mais causam resfriados, mas é importante destacar que, entre os causadores do resfriado comum, não está o SARS-CoV-2, causador da COVID-19.

Esses vírus estão em circulação entre a população durante todo o ano e seu período de incubação varia de um a nove dias. Geralmente seus sintomas mais comuns são:  coriza e obstrução nasal (nariz entupido), podendo ocorrer tosse. Os sintomas do resfriado são brandos (mais leves) e duram cerca de quatro dias. Não existe tratamento específico para o resfriado, sendo realizado apenas o tratamento de alguns sintomas.

Com as informações do texto responda as próximas questões no seu caderno

  1. Qual é o nome do causador da doença COVID-19?
  2. Quais são os principais sintomas do COVID-19?
  3. O que é o período de incubação de uma doença?
  4. Qual é o nome do causador da Gripe?
  5. Quais são os principais sintomas da Gripe?
  6. Qual é o melhor meio de prevenção contra a Gripe?
  7. Qual é o nome do causador do Resfriado?
  8. Quais são os principais sintomas do Resfriado?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: