Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.
Nome da escola:
Nome do aluno:
Data: 15/05/2020
LÍNGUA PORTUGUESA.
HABILIDADE: EF04LP06. Identificar e fazer uso da concordância verbal entre substantivo ou pronome pessoal e verbo, na leitura e na escrita de textos de diferentes gêneros. HABILIDADE: EF03LP01. Grafar corretamente palavras com correspondências regulares contextuais: R/RR, M (P/B), C/Q, G/GU… HABILIDADE: EF15LP05C. Produzir textos de diferentes gêneros textuais, considerando a situação comunicativa.
1) Leia o texto abaixo e responda as atividades em seu caderno
Um Apólogo
Machado de Assis
Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:
— Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo?
— Deixe-me, senhora.
— Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
— Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.
Entre as opções abaixo, qual a que melhor explica o sentido da expressão destacada?
— Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo?
( ) Com esse Hálito
( ) Com esse Sotaque
( ) Com esse jeito.
— Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo?
( ) Meiga
( ) Orgulhosa
( ) Entristecida
— Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
( ) Deus.
( ) Novelo de linha.
( ) Agulha
2) Completa com R ou RR, escrevendo as palavras em seu caderno.

3) Faça a atividade em seu caderno.

MATEMÁTICA.
HÁBILIDADE: EF04MA17B. Identificar as regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas nos casos de: prismas e pirâmides. HABILIDADE: EF04MA04B. Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como, multiplicação, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo.
1) Faça a atividade em seu caderno ou no próprio livro EMAI.

2) Resolva a atividade em seu caderno.

CIÊNCIAS.
OBJETIVOS: Fixar os objetivos propostos no CMSP sobre o conteúdo microrganismos.
1) Responda as perguntas em seu caderno.


1) O que são microrganismos?
2) Onde vivem?
3) Em quantos e quais são os grupos dos microrganismos?