Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de Atividades 4º ano A e B – Profª Daurylene e Sandra (14/05)

Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.

Nome da escola:

Nome do aluno:

Data: 14/05/2020

LÍNGUA PORTUGUESA. HABILIDADE. EF04LP14. Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.

OBJETIVO. Analisar quantidade de sílabas em uma palavra.

1) Leia e faça a atividade em seu caderno.

TEXTO/PORTUGUÊS

HABILIDADE DE UM GRANDE AMIGO

Cientistas comprovaram que cães sabem reconhecer emoções humanas como a raiva e a alegria. (foto: Chatter Stone / Flickr / CC BY 2.0)

Quem tem um cachorro em casa talvez já desconfie de que eles são muito atentos aos sentimentos de seus donos. Mas reconhecer emoções de um ser de outra espécie – a humana, no caso – é uma habilidade muito complexa, e os cientistas queriam testar se realmente os cães tinham essa capacidade. Por isso, realizaram um experimento com 17 cachorros de raças distintas. Em uma tela, eram projetadas fotos de humanos ou cães com expressões positivas (felicidade/brincadeira) ou negativas (raiva/agressividade). Ao mesmo tempo, os animais ouviam sons que podiam combinar ou não com as imagens. Como resultado, os cachorros observaram por mais tempo as imagens quando os sons ouvidos transmitiam a mesma emoção. Segundo a bióloga Natalia Albuquerque, da Universidade de São Paulo, isso mostra que os cães conseguiram interpretar as emoções retratadas nas fotos e reforçadas pelos sons. Os cientistas já sabiam que os cachorros eram capazes de interpretar expressões faciais de humanos, mas unir os estímulos visuais (as fotos) e auditivos (os sons) demonstra uma habilidade ainda mais impressionante. “Outros estudos mostraram que cães são capazes de discriminar expressões emocionais, mas nós mostramos que eles podem fazer mais do que isso: eles conseguem acessar seu conteúdo”, comemora a pesquisadora.

PERGUNTAS:

1 – O texto informativo trata de qual assunto?

2 – Quantos cães participaram? E de que forma fizeram o experimento?

3 – Que conclusão os cientistas chegaram depois do experimento com os cachorros?

(  ) Não compreendem as emoções humanas.

(  ) Compreende só quando estão felizes.

(  ) Compreendem as emoções humanas.

(  ) Compreendem só quando á emoção e a tristeza.

MATEMÁTICA.

HABILIDADE – EF04MA17B: Identificar as regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas nos casos de prismas e pirâmides.

HABILIDADE – EF04MA03: Resolver e elaborar situações-problema com números naturais.

HABILIDADE – EF04MA04B: Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como, multiplicação e divisão para ampliar e desenvolver estratégias de cálculo.

1) Leia a atividade com atenção e responda em seu caderno ou no próprio livro EMAI. (Atividade 7.2, pág., 44)

2) Resolva em seu caderno.

3) Leia com muita atenção a atividade abaixo e responda em seu caderno

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: