Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração
para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.
Nome da escola:
Nome do aluno:
Data: 15/05/2020
Objetivo do roteiro: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos), a partir de conhecidos prévios sobre as condições de produção e recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados da obra (índice, prefácio, etc), entre outros elementos.
Habilidade: Desenvolver habilidades de leitura e escrita, localizar informações no texto, ouvir, falar e interpretar.
ATIVIDADES
Receita
Na vídeo-aula de hoje, a professora Maíra, explicou o gênero textual “receita”. Nela tem os ingredientes tem números diferentes, sua função e nos informar e indicar a receita. E os ingredientes nos orienta o que deve fazer para dar certo.
Receita: bolo simples da Pro
Ingredientes
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 3 ovos
- 200 ml de leite
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de Preparo
- Em uma tigela, misture os ovos o açúcar e a manteiga
- Misture tudo muito bem e adicione o leite
- Continue misturando e depois adicione toda a farinha de trigo
- Por último, misture o fermento e misture delicadamente
- Despeje a massa do bolo simples numa forma untada e enfarinhada
- Leve para assar em forno preaquecido, a 180ºC, por cerca de 40 minutos ou até dourar.
Responda:
- Após a leitura dessa receita, saberia dizer qual texto é parecido com a receita?
- Para que serve uma receita?
- As receitas costumam ser divididas em duas partes. Quais são essas partes?
- O que quer dizer a palavra “ingredientes”?
- Qual é a função deste texto?
- Você sabe o significado da palavra adicione? Escreva significado.
- E forno pré-aquecido? Responda.
- Escolha uma receita de um bolo que você mais gosta e escreva no caderno.
MATEMÁTICA
Objetivo do roteiro: Calcular a probabilidade de ocorrência de um determinando evento nas formas fracionárias, decimal e percentual a partir de relações entre experimentos e conhecimentos prévios sobre números racionais.
Habilidades: EFO5MA23- Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os outros resultados possíveis tem a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).
ATIVIDADES
Livro do EMAI, atividade 9.5, página 53
Observação: Esta atividade é sequência da atividade 9.4 que já foi dada.