Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de Atividades 3º ano A – Profª Rosemeire (14/05)

Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração

para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.

Nome da escola: E.E.Profª Iracema de Castro Amarante

Nome do aluno:____________________________________________

Data: 14/05/2020

Português

Habilidades: EF35LP01 – Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados.

Objetivo: Desenvolver a fluência e a compreensão da leitura.

Matemática

Habilidades: EF03MA25 – Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimulando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.

Objetivo: Analisar a ideia de acaso em situações do cotidiano espaço amostral.

 Rotina

Leitura:Alecrim Dourado – Cantiga

Português

Matemática

Leitura

Alecrim Dourado

Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado

Foi meu amor…
Que me disse.. assim
Que a flor do campo … é o alecrim

Alecrim, alecrim miúdo
Que nasceu no campo
Perfumando tudo
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim

Alecrim, alecrim aos molhos
Por causa de ti
Choram os meus olhos
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim.

Texto Informativo

Caboclinhos

Caboclinhos é uma dança folclórica executada durante o Carnaval em Pernambuco por grupos fantasiados de índios que, com vistosos cocares, adornos de pena na cinta e nos tornozelos, colares, representam cenas de caça e combate

Historicamente, os caboclinhos têm relação com o culto da Jurema, árvore que produz um chá considerado sagrado pelos caboclos. Nativa do Brasil, de caule tortuoso, suas folhasraízes e casca servem para uso medicinal e para o preparo de uma bebida que, nos cultos indígenas e caboclos, integra o ritual da Jurema Sagrada. Os componentes de um grupo de caboclinhos que vivenciam a religiosidade indígena não desfilam no carnaval sem antes tomar a bebida de Jurema.

Inicialmente, os integrantes de caboclinhos eram apenas homens, que durante o carnaval passavam de três a quatro dias fora de casa.

Os personagens do caboclinhos são:

  • Cacique e “cacica” (ou mãe da tribo), ambos usando tanga e saiote de plumas ou penas;
  • Porta-estandarte;
  • Conjunto de três tocadores (gaita, maracas e surdo);
  • Cordões (filas indianas) de caboclos e caboclas;
  • Grupo de crianças ou “curumins” (do tupi kuru´mi, menino).
  • Faça uma lista de brincadeiras.

Leia os dois textos e veja o que faltando no primeiro texto.

O Lobo e cão
Um lobo e um cão se encontraram num caminho Disse o lobo
Companheiro você está com ótimo aspecto gordo o pelo lustroso Estou até com inveja
Ora faça como eu respondeu o cão Arranje um bom amo Eu tenho comida na hora certa, sou bem tratado Minha única obrigação é latir à noite,quando aparecem ladrões Venha comigo e você terá o mesmo tratamento
O lobo achou ótima ideia e se puseram a caminho
Mas de repente o lobo reparou numa coisa
O que é isso no seu pescoço amigo Parece um pouco esfolado observou ele
Bem disse cão isso é da coleira Sabe Durante o dia o amo me prende com uma coleira que é para eu não assustar as pessoas que vêm visitá-lo
O lobo se despediu do amigo ali mesmo
Vamos esquecer, disse ele, prefiro minha liberdadem à sua fartura
Moral Antes faminto mas livre que gordo mas cativo
La Fontaine

O Lobo e cão

Um lobo e um cão se encontraram num caminho. Disse o lobo:

-Companheiro, você está com ótimo aspecto: gordo, o pelo lustroso…Estou até com inveja!

     – Ora, faça como eu – respondeu o cão – Arranje um bom amo.Eu tenho comida na hora certa, sou bem tratado…Minha única obrigação é latir à noite,quando aparecem ladrões.Venha comigo e você terá o mesmo tratamento.

       O lobo achou ótima ideia e se puseram a caminho.

       Mas, de repente, o lobo reparou numa coisa.

        – O que é isso no seu pescoço, amigo? Parece um pouco esfolado…- observou ele.

        – Bem – disse cão – isso é da coleira. Sabe? Durante o dia o amo me prende com uma coleira , que é para eu não assustar as pessoas  que vêm visitá-lo.

         O lobo se despediu do amigo ali mesmo:

          – Vamos esquecer – disse ele – prefiro minha liberdadem à sua fartura.

Moral: Antes faminto, mas livre, que gordo, mas cativo.

          La Fontaine

   Coloque o nome de cada pontuação.

: _______________________

. ______________________

– _______________________

? ______________________

, _______________________

…_____________________

!________________________

Responda

1-Quem são os personagens dessa fábula?

2. Que características desse texto o tornam uma fábula?

3. Como a fábula está organizada?
4. Quem são os personagens?

5. O que surpreendeu o lobo ao avistar o cão?

6. Como era a vida do cão?

7. Por que o cão tinha uma marca no pescoço?

8. O que fez o lobo desistir de acompanhar o cão?

 9. Qual a moral dessa fábula?

MATEMÁTICA

      1-Em seu caderno, faça uma lista de jogos.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: