Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração
para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.
Nome da escola: E.E.Profª Iracema de Castro Amarante
Nome do aluno:____________________________________________
Data: 14/05/2020
Português
Habilidades: EF35LP01 – Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados.
Objetivo: Desenvolver a fluência e a compreensão da leitura.
Matemática
Habilidades: EF03MA25 – Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimulando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.
Objetivo: Analisar a ideia de acaso em situações do cotidiano espaço amostral.
Rotina
Leitura:Alecrim Dourado – Cantiga
Português
Matemática
Leitura
Alecrim Dourado
Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Foi meu amor…
Que me disse.. assim
Que a flor do campo … é o alecrim
Alecrim, alecrim miúdo
Que nasceu no campo
Perfumando tudo
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim
Alecrim, alecrim aos molhos
Por causa de ti
Choram os meus olhos
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim.
Texto Informativo
Caboclinhos
Caboclinhos é uma dança folclórica executada durante o Carnaval em Pernambuco por grupos fantasiados de índios que, com vistosos cocares, adornos de pena na cinta e nos tornozelos, colares, representam cenas de caça e combate
Historicamente, os caboclinhos têm relação com o culto da Jurema, árvore que produz um chá considerado sagrado pelos caboclos. Nativa do Brasil, de caule tortuoso, suas folhas, raízes e casca servem para uso medicinal e para o preparo de uma bebida que, nos cultos indígenas e caboclos, integra o ritual da Jurema Sagrada. Os componentes de um grupo de caboclinhos que vivenciam a religiosidade indígena não desfilam no carnaval sem antes tomar a bebida de Jurema.
Inicialmente, os integrantes de caboclinhos eram apenas homens, que durante o carnaval passavam de três a quatro dias fora de casa.
Os personagens do caboclinhos são:
- Cacique e “cacica” (ou mãe da tribo), ambos usando tanga e saiote de plumas ou penas;
- Porta-estandarte;
- Conjunto de três tocadores (gaita, maracas e surdo);
- Cordões (filas indianas) de caboclos e caboclas;
- Grupo de crianças ou “curumins” (do tupi kuru´mi, menino).
- Faça uma lista de brincadeiras.
Leia os dois textos e veja o que faltando no primeiro texto.
O Lobo e cão
Um lobo e um cão se encontraram num caminho Disse o lobo
Companheiro você está com ótimo aspecto gordo o pelo lustroso Estou até com inveja
Ora faça como eu respondeu o cão Arranje um bom amo Eu tenho comida na hora certa, sou bem tratado Minha única obrigação é latir à noite,quando aparecem ladrões Venha comigo e você terá o mesmo tratamento
O lobo achou ótima ideia e se puseram a caminho
Mas de repente o lobo reparou numa coisa
O que é isso no seu pescoço amigo Parece um pouco esfolado observou ele
Bem disse cão isso é da coleira Sabe Durante o dia o amo me prende com uma coleira que é para eu não assustar as pessoas que vêm visitá-lo
O lobo se despediu do amigo ali mesmo
Vamos esquecer, disse ele, prefiro minha liberdadem à sua fartura
Moral Antes faminto mas livre que gordo mas cativo
La Fontaine
O Lobo e cão
Um lobo e um cão se encontraram num caminho. Disse o lobo:
-Companheiro, você está com ótimo aspecto: gordo, o pelo lustroso…Estou até com inveja!
– Ora, faça como eu – respondeu o cão – Arranje um bom amo.Eu tenho comida na hora certa, sou bem tratado…Minha única obrigação é latir à noite,quando aparecem ladrões.Venha comigo e você terá o mesmo tratamento.
O lobo achou ótima ideia e se puseram a caminho.
Mas, de repente, o lobo reparou numa coisa.
– O que é isso no seu pescoço, amigo? Parece um pouco esfolado…- observou ele.
– Bem – disse cão – isso é da coleira. Sabe? Durante o dia o amo me prende com uma coleira , que é para eu não assustar as pessoas que vêm visitá-lo.
O lobo se despediu do amigo ali mesmo:
– Vamos esquecer – disse ele – prefiro minha liberdadem à sua fartura.
Moral: Antes faminto, mas livre, que gordo, mas cativo.
La Fontaine
Coloque o nome de cada pontuação.
: _______________________
. ______________________
– _______________________
? ______________________
, _______________________
…_____________________
!________________________
Responda
1-Quem são os personagens dessa fábula?
2. Que características desse texto o tornam uma fábula?
3. Como a fábula está organizada?
4. Quem são os personagens?
5. O que surpreendeu o lobo ao avistar o cão?
6. Como era a vida do cão?
7. Por que o cão tinha uma marca no pescoço?
8. O que fez o lobo desistir de acompanhar o cão?
9. Qual a moral dessa fábula?
MATEMÁTICA
1-Em seu caderno, faça uma lista de jogos.

