1º ano A, B, C e D
Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.
NOME DA ESCOLA:
NOME DO ALUNO:
DATA: 14/05/2020
Competência(s) alvo:
7. Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural de povos e grupos
Habilidade específica do currículo: (EF01EF01A) Identificar brincadeiras e jogos dos contextos familiar e comunitário, valorizando elementos da cultura popular presente nestes contextos
Objeto de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário
Descrição da Atividade:
Veja as figuras e copie o nome das brincadeiras em seu caderno.
Depois circule as palavras nas atividades que você pode brincar durante a quarentena.
Desenhe a brincadeira ou o jogo que você mais gosta das aulas de educação física.

2ª ano A
Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.
NOME DA ESCOLA:
NOME DO ALUNO:
DATA: 14/05/2020
Competência(s) alvo: 2. Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Habilidade específica do currículo: (EF02EF01) Experimentar fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos do contexto regional, respeitando as diferenças individuais e de desempenho.
Objeto de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto regional
Descrição da Atividade:
Veja as figuras e copie o nome das brincadeiras em seu caderno.
Escreva o nome de quatro outras brincadeiras que você conhece e brinca com seus amigos mas que não está conseguindo jogar por causa do isolamento.
Escreva o nome das atividades que você mais realiza em casa durante a quarentena.
Desenhe a brincadeira que você mais gosta das aulas de educação física. Não se esqueça de fazer o cabeçalho!

3º ano A e B
Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.
NOME DA ESCOLA:
NOME DO ALUNO:
DATA: 14/05/2020
Competência(s) alvo: 2. Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo. 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Habilidade específica do currículo: (EF03EF01) Experimentar, fruir e recriar brincadeiras e jogos do Brasil, incluindo os de matrizes indígena e africana, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
Objeto de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto regional
Descrição da Atividade:
Tente identificar as brincadeiras pelas figuras, escrevendo o nome de cada uma delas em seu caderno.
Cite cinco outras brincadeiras e jogos que são conhecidos em outros lugares do Brasil. Para isso converse com pessoas mais velhas ou pesquise em casa. Não se esqueça de fazer o cabeçalho!

4º ano A e B / 5º ano A
Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.
NOME DA ESCOLA:
NOME DO ALUNO:
DATA: 14/05/2020
Competência(s) alvo: Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreendendo seus efeitos e combatendo posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.
Habilidade específica do currículo: (EF05EF04) Experimentar e recriar individual e coletivamente, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos do mundo.
Descrição da Atividade: Após assistir ao vídeo, responda às perguntas em seu caderno.
Filme: Cordas. Cuerdas (Original). Dirigido por Pedro Solís García. Espanha. 2014 (10 minutos).
Sinopse: O filme mostra a amizade de Maria com seu novo colega de turma Nicolas, que sofre de paralisia cerebral.
- Você reconheceu alguma brincadeira? Qual?
- O que achou da atitude de Maria? E dos demais colegas?
- Na sua opinião, o que é preciso para acabar o preconceito?
- Se você fosse diretor ou professor da escola, o que você faria para que todos brincassem com Nicolas?
- Por que você acha que Maria quis ser professora?