Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE 6º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA

ARTE

(ATIVIDADE 1) –
LINGUAGEM: MÚSICA
OBJETO DE CONHECIMENTO: CONTEXTOS E PRÁTICAS
HABILIDADE: EF06AR18 Reconhecer e apreciar o papel de músicos, grupos e coletivos que contribuíram para o desenvolvimento de diferentes gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira.
AULA 1
Em Arte, muitas vezes artistas criam com base no que sentem ou percebem. Muitos desses sentimentos e sensações não têm ou não precisam ter descrição ou explicação exata.
Vamos te propor ouvir uma música. Durante a escuta, permita-se observar quais sensações elas podem trazer. No primeiro link, você terá apenas a escuta da música, sem imagens.
Música Shimbalaiê – Maria Gadú
https://www.youtube.com/watch?v=PZxUd4XYGkc
Depois de ouvir, pense e responda. Se precisar, você poderá ouvir mais uma vez. –

Quais instrumentos você consegue identificar? Liste-os ________________________


  • A palavra shimbalaiê foi criada por Maria Gadú quando tinha 10 anos de idade. Um dia ao olhar para o mar, ela brincou de criar palavras e, segundo a artista, até existem palavras parecidas, mas sem ligação com essa criada. Qual outro significado você daria para a palavra “shimbalaiê”, que se encaixaria na música?

  • Reproduza uma frase da música que mais te chamou a atenção. Justifique. _

-Qual hora do dia a música representa para você?


  • Existem pessoas ou animais nesse cenário? Quais outros elementos você imaginou? Descreva.

Agora, você vai ouvir a mesma música, mas desta vez com clipe, ou seja, com imagens que ilustram cada trecho. É bom lembrar que nem sempre ilustram o que imaginamos:

Música Shimbalaiê – Maria Gadú – clip oficial
https://www.youtube.com/watch?v=HH1fpTmU-lw
Após ver e ouvir o clip, responda:

  • Você consegue listar as principais diferenças das suas sensações e das descritas no clip oficial?


Leia esse trecho:
“Quanto tempo leva pra aprender
Que uma flor tem vida ao nascer
Essa flor brilhando à luz do sol
Pescador entre mar e o anzol
Shimbalaiê, quando vejo o céu beijando o mar
Shimbalaiê , toda vez que ele vai repousar”

Vamos exercitar a imaginação?
Qual “palavra-som” podemos inventar para:
FLOR BRILHANDO À LUZ DO SOL: ________________________
CÉU BEIJANDO O MAR:__________________________________

FONTE DE PESQUISA: CURRÍCULO PAULISTA, POR TODA PARTE (FTD)

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: