LÍNGUA PORTUGUESA
ARTE
(ATIVIDADE 1) –
LINGUAGEM: MÚSICA
OBJETO DE CONHECIMENTO: CONTEXTOS E PRÁTICAS
HABILIDADE: EF06AR18 Reconhecer e apreciar o papel de músicos, grupos e coletivos que contribuíram para o desenvolvimento de diferentes gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira.
AULA 1
Em Arte, muitas vezes artistas criam com base no que sentem ou percebem. Muitos desses sentimentos e sensações não têm ou não precisam ter descrição ou explicação exata.
Vamos te propor ouvir uma música. Durante a escuta, permita-se observar quais sensações elas podem trazer. No primeiro link, você terá apenas a escuta da música, sem imagens.
Música Shimbalaiê – Maria Gadú
https://www.youtube.com/watch?v=PZxUd4XYGkc
Depois de ouvir, pense e responda. Se precisar, você poderá ouvir mais uma vez. –
Quais instrumentos você consegue identificar? Liste-os ________________________
- A palavra shimbalaiê foi criada por Maria Gadú quando tinha 10 anos de idade. Um dia ao olhar para o mar, ela brincou de criar palavras e, segundo a artista, até existem palavras parecidas, mas sem ligação com essa criada. Qual outro significado você daria para a palavra “shimbalaiê”, que se encaixaria na música?
- Reproduza uma frase da música que mais te chamou a atenção. Justifique. _
-Qual hora do dia a música representa para você?
- Existem pessoas ou animais nesse cenário? Quais outros elementos você imaginou? Descreva.
Agora, você vai ouvir a mesma música, mas desta vez com clipe, ou seja, com imagens que ilustram cada trecho. É bom lembrar que nem sempre ilustram o que imaginamos:
Música Shimbalaiê – Maria Gadú – clip oficial
https://www.youtube.com/watch?v=HH1fpTmU-lw
Após ver e ouvir o clip, responda:
- Você consegue listar as principais diferenças das suas sensações e das descritas no clip oficial?
Leia esse trecho:
“Quanto tempo leva pra aprender
Que uma flor tem vida ao nascer
Essa flor brilhando à luz do sol
Pescador entre mar e o anzol
Shimbalaiê, quando vejo o céu beijando o mar
Shimbalaiê , toda vez que ele vai repousar”
Vamos exercitar a imaginação?
Qual “palavra-som” podemos inventar para:
FLOR BRILHANDO À LUZ DO SOL: ________________________
CÉU BEIJANDO O MAR:__________________________________
FONTE DE PESQUISA: CURRÍCULO PAULISTA, POR TODA PARTE (FTD)