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ROTEIRO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E HISTÓRIA 6º ANO

MATEMÁTICA

Retome as explicações contidas no post da semana anterior.

HISTÓRIA

1-Leia o resumo com muita atenção.
Tempo histórico
Assim como podemos contar o tempo através do tempo cronológico, usando relógios ou calendários, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo geológico, que se refere às
mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico que está relacionado às
mudanças nas sociedades humanas.
O tempo histórico tem como agentes os grupos humanos, os quais provocam as
mudanças sociais, ao mesmo tempo em que são modificados por elas. O tempo histórico revela e esclarece o processo pelo qual passou ou passa a realidade em estudo. Nos anos 60, por exemplo, em quase todo o Ocidente, a juventude viveu um período agitado, com mudanças, movimentos políticos e contestação aos governos. O rock, os hippies, os jovens revolucionários e, no Brasil, o Tropicalismo (Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, entre outros) e a Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, entre tantos outros), foram experiências sociais e musicais que deram à década de 60 uma história peculiar e diferente dos anos 50 e dos anos 70. Isto é o tempo histórico: traçamos um limite de tempo para estudar os seus acontecimentos característicos, levando em conta que, naquele momento escolhido, muitos seres humanos viveram, sonharam, trabalharam e agiram sobre a natureza e sobre as outras pessoas, de um jeito específico. A história não é prisioneira do tempo cronológico. Às vezes, o historiador é obrigado a ir e voltar no tempo. Ele volta para compreender as origens de uma determinada situação estudada e segue adiante ao explicar os seus resultados.
A contagem do tempo histórico O modo de medir e dividir o tempo varia de acordo com a crença, a cultura e os costumes de cada povo. Os cristãos, por exemplo, datam a história da humanidade a partir do nascimento de Jesus Cristo. Esse tipo de calendário é utilizado por quase todos os povos do mundo, incluindo o Brasil.
O ponto de partida de cada povo ao escrever ou contar a sua história é o acontecimento que é considerado o mais importante.
O ano de 2008, em nosso calendário, por exemplo, representa a soma dos anos que se
passaram desde o nascimento de Jesus e não todo o tempo que transcorreu desde que o ser humano apareceu na Terra há cerca de quatro milhões de anos.
Como podemos perceber, o nascimento de Jesus Cristo é o principal marco em nossa
forma de registrar o tempo. Todos os anos e séculos antes do nascimento de Jesus são
escritos com as letras a.C. e, dessa maneira, então 127 a.C., por exemplo, é igual a 127
anos antes do nascimento de Cristo.
Os anos e séculos que vieram após o nascimento de Jesus Cristo não são escritos com as letras d.C., bastando apenas escrever, por exemplo, no ano 127.
O uso do calendário facilita a vida das pessoas. Muitas vezes, contar um determinado
acontecimento exige o uso de medidas de tempo tais como século, ano, mês, dia e até
mesmo a hora em que o fato ocorreu. Algumas medidas de tempo muito utilizadas são:
Milênio: período de 1.000 anos;
Século: período de 100 anos;
Década: período de 10 anos;
Quinquênio: período de 5 anos;
Triênio: período de 3 anos;
Biênio: período de 2 anos (por isso, falamos em bienal).

2- Pesquise o significado das palavras abaixo:

  • cronológico:
  • geológico:
  • revolucionário:
  • rock:
  • hippie:
  • peculiar:
    3- Agora que você leu o resumo responda as questões a seguir:
    1) Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvirmos a expressão “perdi a hora”. Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.
    A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.
    a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo?
    b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?
    c) Qual a importância do calendário?
    d) O que demora mais para passar: cinco minutos no recreio da escola ou cinco
    minutos na cadeira de um dentista? Por quê?
    4- História é a ciência que:
    a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
    b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
    c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que
    a humanidade deixou;
    d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
    e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo
    5- Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes
    escritas?
    a) Diários jornais e leis.
    b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
    c) Revistas, livros e vestimentas.
    d) Brinquedos, documentos e móveis.
    e) Cartões-postais, fósseis e lendas.

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