Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.
NOME DA ESCOLA:
NOME DO ALUNO:
DATA: 12/05/2020
Objetivos:
- Incentivar o hábito da leitura e despertar o amor pelos livros;
Habilidades:
- EF02LP12 Ler e compreender cantigas, quadrinhas, entre outros textos do campo da vida cotidiana, com certa autonomia, considerando a situação comunicativa, o tema assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
- FAÇA A LEITURA DO POEMA ABAIXO COM BASTANTE ATENÇÃO:

SOU UM NOBRE CAPITÃO
DE UM BARQUINHO DE PAPEL
QUE NAVEGA NAS MINHAS MÃOS
DISTANTE DA TERRA E DO CÉU.
NESSE PRIMEIRO CRUZEIRO
LEVO PAPAI E MAMÃE
MINHA TRIPULAÇÃO É PEQUENA
QUEREM LEVAR O GUARDA-ROUPA INTEIRO.
SEREI UM GRANDE MARINHEIRO
QUANDO MAIS TARDE CRESCER
MEU BARQUINHO DE PAPEL
NO MEU CORAÇÃO VAI VIVER.
http://bosquedapoesia.blogspot.com/2012/01/barquinho-de-papel.html
2. ESCREVA EM SEU CADERNO QUANTAS ESTROFES E QUANTOS VERSOS ESSE POEMA TEM.
LEMBRANDO QUE VERSOS SÃO FORMADOS POR CADA UMA DAS LINHAS DO POEMA EX: (LEVO PAPAPAI E MAMÃE) É UM VERSO.
JÁ AS ESTROFES SÃO FORMADAS PELO CONJUNTO DE VERSOS. EX:
(SEREI UM GRANDE MARINHEIRO
QUANDO MAIS TARDE CRESCER
MEU BARQUINHO DE PAPEL
NO MEU CORAÇÃO VAI VIVER.) É UMA ESTROFE.
3. NA VIDEOAULA DE HOJE SOBRE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS A PROFESSORA CONTOU A HISTÓRIA DO LEÃO E O RATO. LEIA A HISTÓRIA ABAIXO:

CERTO DIA, ESTAVA UM LEÃO A DORMIR A SESTA QUANDO UM RATINHO COMEÇOU A CORRER POR CIMA DELE. O LEÃO ACORDOU, PÔS-LHE A PATA EM CIMA, ABRIU A BOCARRA E PREPAROU-SE PARA O ENGOLIR.
– PERDOA-ME! – GRITOU O RATINHO – PERDOA-ME DESTA VEZ E EU NUNCA O ESQUECEREI. QUEM SABE SE UM DIA NÃO PRECISARÁS DE MIM?
O LEÃO FICOU TÃO DIVERTIDO COM ESTA IDEIA QUE LEVANTOU A PATA E O DEIXOU PARTIR.
DIAS DEPOIS O LEÃO CAIU NUMA ARMADILHA. COMO OS CAÇADORES O QUERIAM OFERECER VIVO AO REI, AMARRARAM-NO A UMA ÁRVORE E PARTIRAM À PROCURA DE UM MEIO PARA O TRANSPORTAREM.
NISTO, APARECEU O RATINHO. VENDO A TRISTE SITUAÇÃO EM QUE O LEÃO SE ENCONTRAVA, ROEU AS CORDAS QUE O PRENDIAM.
E FOI ASSIM QUE UM RATINHO PEQUENINO SALVOU O REI DOS ANIMAIS.
MORAL DA HISTÓRIA: NÃO DEVEMOS SUBESTIMAR OS OUTROS.
4. AGORA QUE VOCÊ LEU O TEXTO RESPONDA:
- QUE TIPO DE TEXTO É ESSE?
- UM CONTO
- UMA FÁBULA
- UMA RECEITA
- UM POEMA
- O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE A MORAL DA HISTÓRIA, OU SEJA, QUE TIPO DE ENSINAMENTO ELA QUER NOS PASSAR?
CIÊNCIAS DA NATUREZA E CIÊNCIAS HUMANAS
Objetivo: identificar a diferença entre o dia e a noite.
A DIFERENÇA ENTRE O DIA E A NOITE

1) FAÇA O DESENHO ACIMA EM SEU CADERNO E ESCREVA O NOME DESSES DOIS FENÔMENOS NATURAIS QUE APARECEM COMO UMA DAS DIFERENÇAS ENTRE O DIA E A NOITE.
2)OBSERVE CADA IMAGEM ABAIXO E EM SEU CADERNO RESPONDA:

FAÇA EM SEU CADERNO UM QUADRO IGUAL A ESSE E O PREENCHA COM AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ DURANTE O DIA E DURANTE A NOITE.
DURANTE O DIA | DURANTE A NOITE |
ENIGMA DA MINHOCA DE HOJE

SEGUEM AS ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO NO LIVRO APRENDER MAIS:
REALIZAR AS ATIVIDADES DA 5 ATÉ A 7

BOM ESTUDO E REALIZEM COM CAPRICHO AS ATIVIDADES QUE FORAM PREPARADAS COM MUITO CARINHO PARA VOCÊS!!
PROFª FABIANA