Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de Atividades 1º ao 5º ano – Artes – Prof. Ricardo

Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.

Todos os alunos devem assistir aos vídeos abaixo e responderem as questões no final da página.

Nome da escola:

Nome do aluno:

Semana de 04 a 08/05

ATIVIDADES DO 1º AO 5 ANO

Habilidade: EF15AR25 Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Conforme os desenhos “EU E O QUARTETO APAVORANTE” que assistimos na CENTRAL DE MIDIAS SP e outras… Contemplando os anos iniciais, tivemos 4 episódios de gêneros musicais: BLUES, JAZZ, ERUDITO E FUNK, onde de uma maneira simples e bem-humorada o menino Macarrão, aprende junto ao diretor e aos quatros fantasmas sobre os gêneros musicais. Para ampliar um pouco mais, segue os resumos de cada gênero:

– Resumo da História do Blues

O blues é um gênero e forma musical originado por afro-americanos no extremo sul

dos Estados Unidos em torno do fim do século XIX. O gênero se desenvolveu a partir

de raízes das tradições musicais africanas, canções de trabalho afro-americanas,

spirituals e música tradicional.

Fonte da pesquisa (Blues – Wikipédia, a enciclopédia livre)

# vídeo para assistir

– Resumo da História do Jazz

O jazz surgiu entre 1890 e 1910 em Nova Orleans. É relativamente difícil estabelecer uma

definição para esse estilo musical, porém podemos dizer que ele é marcado pela improvisação, o swing e os ritmos não lineares. O jazz tem suas raízes na música negra americana pouco antes de 1850.

Fonte da pesquisa (Jazz – Brasil Escola) brasilescola.uol.com.br › Artes › Música

# vídeo para assistir

– História do Funk

O Funk nasceu nos Estados Unidos por volta de 1965. É um estilo derivado do Jazz misturado com o R&B e combinado com o Soul. Neste estilo o importante é o ritmo, a batida, o groove. A melodia e a harmonia ficam então para segundo plano.

Músicas de Funk giram em torno de apenas um acorde, conhecidas pelo ritmo de batidas repetitivas sincopado (deslocação da acentuação da parte forte do tempo para a parte fraca do tempo, ou contratempo).

O ritmo traz uma batida dançante, com bateria e baixo elétrico, ainda contando com uma seção de metais.

E é claro, não dá pra falar de Funk, sem falar do “Godfather of Soul”(Padrinho do Soul), o iniciador de uma nova época e desse novo estilo: James Brown.

James Brown, aos 73 anos, faleceu após uma luta contra a pneumonia em 2006.

James Brown foi o grande criador do Funk e inspirou e continua inspirando diversos estilos musicais e artistas.

Segue dois vídeos mais conhecidos de James Brown:

# Vídeos para assistir: 

– História do Erudito  

Entenda como surgiu o termo música clássica, seus principais fundamentos e saiba quem são os grandes compositores do gênero, como Haydn, Mozart, Bach e Beethoven.

# Vídeo para assistir:

MÚSICA CLÁSSICA… OU ERUDITA?

# Vídeos para assistir:

Atividades. 

Agora que assistimos os vídeos e sabemos um pouquinho mais responda as perguntas:

a) Conseguiu assistir todos os vídeos?

b) Qual o estilo de música você já conhecia?

c) Qual desses estilos você mais gostou?

d) Escreva por que você gostou?

e) Todos esses estilos foram criados através de momentos, onde o compositor procura transmitir seus sentimentos e aliviar a alma. Você tem ou conhece alguma música que mexe com os seus sentimentos? (alegria, tristeza, saudades de alguém, etc)

Atividade para família:

Escolha um ritmo ou mais desses estudados, ligue o som e comece a dançar. Experimente a sensação que a música provoca. Depois de realizar essa dança, registre como foi o sentimento e a participação da família?

Nos vídeos que assistimos, é possível perceber que são antigos. Você saberia escrever uma ou mais características que comprove o que vimos?

Para encerrarmos. Escolha um ou mais estilo musical e transforme em desenho de folha inteira conforme o seu agrado, e não esqueça de juntas atividades que poderão ser impressas ou copiadas e respondidas no caderno de desenho que tiver em casa. 

#Qualquer dificuldade para a realização das atividades peça ajuda de um adulto.

Boa atividade. 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: