Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração
para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.
Nome da escola:
Nome do aluno:
Data: 06/05/2020
Objetivo do roteiro: Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e demais modos de divisão de versos, estrofes e refrãos e seus efeitos de sentido.
Habilidade: Ler e compreender, com autonomia, textos em versos.
ATIVIDADES
- Leia o poema com atenção:
“As coisas Doidas”
Essa caneca é do boi
quem bebe água nela fala oi.
Essa blusa é muito bonita
e fica um charme na cabrita.
Essa areia faz muito cimento
Mas quem carrega ela é o jumento.
Essa casa precisa de algumas telhas
Pode ser que nela venham morar abelhas.
Este sapato é elegante
Mas não cabe no pé do elefante.
Esse quadrado é uma obra,
e eu sei que quem não gosta é a cobra.
E lembrei de repente
que não falei das coisas doidas e gente.
Analisando o poema escreva todas as rimas.
Lembrando que rimas são sons parecidos que o autor brinca com esses sons e também são palavras que combinam.
Exemplo:
Boi________ oi
Vamos tentar os efeitos da rima com nomes de pessoas que você conhece, com palavras legais e engraçadas. Siga o exemplo:
PESSOA | RIMA |
Ana | Bacana |
Isabela | Bela |
Henrique | Chique |
- Agora vamos fazer pesquisa de rimas. Olhe que lega! Vou começar depois continue com o mesmo final, escreva o máximo que puder.
Bola, cola, gola…
Senhores pais e responsáveis, pedimos a sua colaboração
para o desenvolvimento das atividades. O aluno deverá preencher o cabeçalho no caderno e responder as questões.
Nome da escola:
Nome do aluno:
Data: 06/05/2020
Objetivo do roteiro: Refletir sobre a escrita e leitura de números, relacionando à quantidade.
Habilidades: Construir e utilizar fatos básicos da adição, subtração e da multiplicação para o calculo mental e escrito.
ATIVIDADES
Atividade 1.3 – Pagina 11
A turma de Pedro foi dividida em equipes, identificadas por cores. Cada equipe recebeu certa quantidade de objetos para serem contados. Veja os resultados no quadro e complete a última coluna.
Equipe | Grupos de 10 | Objetos restantes | total de objetos |
Amarelo | 5 | 3 | |
Azul | 6 | 2 | |
Vermelho | 5 | 7 | |
Verde | 4 | 9 | |
Branco | 6 | 0 | |
Lilás | 7 | 5 |
- Qual equipe contou mais objetos?
- Qual delas contou menos objetos?
- Por quê?
OBSERVAÇÃO: Leia com atenção e responda com carinho a atividade, se estiver com o material, o livro do EMAI, faça no livro, se não tiver escreva no caderno.