Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA E INGLÊS 9º ANO

ATIVIDADE 4(EF89LP02 – EF09LP03B -EF69LP03D)

O QUE SÃO CHARGES?

Charge é um estilo de ilustração, que usa o meio da caricatura para satirizar um acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. A palavra Charge tem é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.

Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa  graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira.

Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor.

Veja a charge abaixo e diga o que você sabe sobre o assunto tratado na mesma. Para facilitar seu trabalho, escreva pequenos períodos (frases) respondendo as perguntas a seguir.

a) A charge é uma ilustração cômica que  satiriza de forma crítica os acontecimentos sociais e políticos. O que está sendo criticado nessa charge?

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­c) É um problema atual? 

d) Como esse problema afeta a vida das pessoas desse lugar? 

e) Indique o sentimento predominante em cada personagem.

f) Há solução para o problema? 

g) Qual a importância das ilustrações na charge?

h) Qual a importância da escrita na charge?

i) Você considera as charges um texto? Explique.

Charge B

1 – Observe a charge abaixo:

1 – O que você vê nesta charge?

2 – A temática apresentada é:

a) Adolescentes e adultos.

b) O 1º namorado.

c) Gravidez na adolescência.

d) Apresentando o namorado.

3 – O que você pensa a respeito disso?

Charge C

A charge abaixo foi publicada em 22 de Maio de 2011 por Ivan Cabral – Nela o chargista utiliza a linguagem verbal e não verbal para criar uma situação de humor e mostrar as questões políticas presentes.

1 – Qual a personagem em destaque? 

2 – Que assunto está sendo abordado nessa charge?

3 – Qual a personagem em destaque?

4 – O humor da charge acima está:

(A) na pergunta da mulher.

(B) na resposta do menino.

(C) na linguagem verbal e não verbal.

(D) nos sinais de pontuação.

5 – Nesta ilustração, observa-se, pela fisionomia do garoto, que ele ficou:

(A) decepcionado, pois ele já tinha esse tipo de carrinho.

(B) irritado, porque o carrinho não era do tamanho que ele tinha pedido.

(C) zangado, pois o carrinho recebido não era do tipo que ele esperava receber.

(D) surpreso, pois o carro era maior do que o que ele esperava receber.

(E) triste, porque ele não poderia brincar com aquele carrinho.

6 – Observe a frase: “Não era exatamente este tipo de carrinho que eu queria ganhar.” Se o garoto da gravura estivesse conversando com um amiguinho sobre um carrinho que ambos desejavam   receber, a frase do texto seria alterada para:

I. Não era exatamente este tipo de carrinho que a gente queria ganhar.

II. Não era exatamente este tipo de carrinho que a gente queríamos ganhar.

III. Não era exatamente este tipo de carrinho que nós queríamos ganhar.

IV. Não era exatamente este tipo de carrinho que nós queríamos ganharmos.

IV. Não era exatamente este tipo de carrinho que tu queria ganhar.

Estão de acordo com o enunciado e gramaticalmente corretas as frases em:

(A) II e III.

(B) II, III e V.

(C) I e III.

(D) I, III e V.

(E) II e IV.

7 – Todos as pessoas podem interpretar  essa charge da mesma forma? Justifique.

INGLÊS

Habilidades: (EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: