EDUCAÇÃO FÍSICA
Habilidade específica do currículo:
(EF08EF21*) identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e propor alternativas para sua superação.
Habilidade em defasagem (linguagens): MP18 – Localizar informação explícita em um texto
Habilidades socioemocionais:
• Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade
• Amabilidade: empatia, respeito e confiança
Objeto de conhecimento: Esportes paralímpicos
Dimensão enfatizada: Aprender a ser e conviver
Metodologia: Compreensão de texto
Recursos: texto
Avaliação: responder às questões
Descrição da Atividade:
Leia atentamente o texto a seguir e responda posteriormente as questões:
Os Esportes Paraolímpicos foram praticados pela primeira vez no ano de 1960, em Roma na Itália.
Ainda em Roma foi realizada a I Paraolimpíada. Porém esta modalidade de esporte foi originada em Stoke Mandeville, na Inglaterra, com uma competição esportiva de deficientes físicos, cujo objetivo era reabilitar militares machucados durante a Segunda Guerra Mundial. A origem do termo Paraolímpico se refere aos termos Paraplegia e Olimpíada, que juntos formam a palavra.
Entre as principais modalidades de Esportes Paraolímpicos, destacamos o Atletismo, com a participação de atletas com deficiência visual e física; com provas de arremesso, salto e lançamento, além de pista. Os atletas cegos são acompanhados de um guia e unidos por uma corda. O Basquetebol em Cadeira de Rodas, praticado por atletas com deficiência física e motora. Esta modalidade é regida pela Federação Internacional de Basquete (FIBA). O Futebol de 5 é disputado por atletas deficientes visuais, onde apenas o goleiro possui visão. A quadra é adaptada e a bola possui um barulho para orientar os jogadores. Há também o Futebol de 7, disputado por atletas com paralisia cerebral, em um campo de 55 por 77 metros. A modalidade Levantamento de Peso é praticada por atletas com deficiência física. O Judô também é praticado por pessoas com deficiência visual.
A Natação é disputada por atletas com deficiência visual e física. São competições de 50 a 400 metros, nos estilos: peito, livre, borboleta e costas. Há também as provas de revezamento (medley e livre). Outra modalidade de Esportes Paraolímpicos é o Tênis de Mesa, cuja competição é dividida entre os que competem em cadeiras de rodas e de pé, podendo ser praticado em dupla ou individual. Podem participar atletas amputados, usuários de cadeira de rodas e com paralisia cerebral. Outra modalidade é o Tênis em Cadeira de Rodas, diferente do comum, nesta modalidade a bolinha pode pular duas vezes. O Voleibol Sentado é a modalidade praticada por atletas com deficiência, os quais jogam sentados no chão. A rede possui altura baixa e a quadra possui 10×6 m.
Outros Esportes Paraolímpicos são: Ciclismo, praticado por deficientes físicos e visuais e pode utilizar bicicletas, tandem, handcycles ou triciclo. Hipismo também pode ser praticado por deficientes físicos e visuais. A modalidade do Remo estreou em 2008, é praticado por deficientes físicos com equipamentos adaptados. O Rugby em cadeira de Rodas é disputado por atletas com quadriplegia. Tiro com Arco é praticado
por pessoas com paralisia cerebral, amputados e paraplégicos. Triatlo é a mais nova modalidade, estreou em 2010, disputado por deficientes físicos em seis categorias diferentes e a Vela, disputada por atletas paraplégicos e pessoas com deficiência cerebral.
O Comitê Olímpico Internacional (IPC) reconhece vinte e oito esportes como federados. Sendo que a Organização Internacional de Esportes para Deficientes é responsável pela administração de seis modalidades, e os outros treze possuem federações próprias, como é o caso do Basquetebol em cadeira de Rodas, Canoagem,
Ciclismo, Curling em cadeira de Rodas, Hipismo, Remo, Rugby em cadeiras de Rodas, Tênis em Cadeira de Rodas, Tiro com Arco, Triatlo, Vela e Voleibol Sentado.
Existem ainda os Esportes Paraolímpicos praticados nos Jogos Paraolímpicos de Inverno, como Biatlo, Esqui alpino, Esqui cross-country, Hóquei sobre trenó, Tiro e Dança Esportiva. E os praticados nos Jogos Paraolímpicos de Verão, que são: Bocha, Esgrima em cadeira de rodas, Goalball e Judô. Os Esportes Paraolímpicos possuem uma classificação para os atletas com deficiência, com o objetivo de igualar as
capacidade e limitações técnicas de cada um, de acordo com a categoria. São divididos em seis categorias:
Atleta com paralisia cerebral, Atleta com lesão medular, Atleta com amputação, Atleta com deficiência visual, Atleta com deficiência mental e o Les Autres, que compõe os atletas que não se incluem nas categorias mencionadas.
Fontes:
http://www.cpb.org.br/esportes/modalidades/esportesparaolimpicos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Parapan-Americanos_de_2007
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paraol%C3%ADmpicos
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/esportes/esportes-paraolimpicos/
Questões:
1) Onde a modalidade surgiu e com que propósito?
2) O que significa a palavra Paralímpico?
3) Cite três modalidades que um paraplégico pode praticar.
4) Qual é o órgão que regula essas competições?
5) Quais são os benefícios dessas práticas?
6) Na sua opinião, existe preconceito em relação aos portadores de deficiências? Justifique a resposta.
7) Na qualidade de gestor público, o que você faria para possibilitar que mais pessoas tenham acesso a essas práticas?
GEOGRAFIA
Habilidade: Compreender a urbanização como um processo de construção continua que é o habitat do ser humano.
O que é a urbanização
A urbanização é uma realidade espacial cuja importância vem aumentando, uma vez que o habitat do ser humano é cada vez mais urbano. Isso ocorre num mundo em que se intensificam as relações sociais em escala global. E as cidades têm grande responsabilidade nisso.
Um cuidado necessário nas discussões sobre a cidade e o urbano é procurar perceber os vários sentidos em que a palavra urbanização é empregada. Ela não quer dizer apenas fundação de uma cidade. Ela pode significar também:
_ O crescimento de cidades já existentes.
_ A instalação de equipamentos urbanos em áreas ou bairros de cidades que antes não possuíam infraestruturas e serviços, como luz elétrica, abastecimento de água, coleta de esgotos e de lixo etc…
_ Aumento da população urbana em relação à população rural, considerando o total da população de um país. Por exemplo o Brasil, em 2010, tinha 84,35% de população urbana, contra 15,65% de população rural. Em 1980, o país contava com 67,6% de população rural. Em 1980, o país contava com 67,6% de
população urbana e 32,4% de população rural. Logo, houve aumento proporcional da população urbana, ou, simplesmente, urbanização.
_ Um sentido mais recente, nem sempre considerado ou bem compreendido: hoje se admite que o modo de vida urbano possa se instalar no campo.
CIDADE, ESPAÇO VIVO.
Vimos que a cidade é marcada pela concentração espacial de habitantes e de recursos materiais e humanos. Essa reunião de pessoas e obras vai possibilitar e reforçar uma infinidade de relações sociais. Também comportam conflitos, divergências e a busca de soluções.
Dessa forma, a cidade produz um espaço vivo e em movimento, que é ao mesmo tempo criativo inovador e solidário. As cidades oferecem oportunidades para se conviver com pessoas diferentes, conhecer e respeitar a diversidade humana. Como veremos em outros capítulos, nela se apreende também a criticar e a combater desigualdades e violações de direitos. Um exemplo é o de manifestações de mulheres.
Exercícios:
01- O que é urbanização?
02- O que é cidade?
03- Qual a porcentagem de crescimento da população urbana no Brasil no período de 1980 a 2010?
04- Qual a porcentagem de decréscimo da população rural de 2010 em relação a 1980?
05- O Brasil é um país urbanizado? Justifique?