Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Roteiro de atividades de Inglês e Educação Física 9º Ano

Atividades à distância Inglês

Habilidade: (EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.

Exercises

6- Complete as frases com am,isou are. Não esqueça de traduzir (passar para o
português) cada frase:
Exemplo: She is at home now.
Traducão: Ela está em casa agora.

a- I _____ studying English now. Tradução:__________________________________________________

b- They ______ drinking coffee.

Tradução: _________________________________________________

c- He _________ watching a game now.

Tradução: _________________________________________________

d- The dog ______ sleeping on the sofa.

Tradução: _________________________________________________

e- The cats _______ black. Tradução: _________________________________________________

f- The girls ______ going to th eclub now.

Tradução: _________________________________________________

g- Mybrother ________ nice.

Tradução: ____________________________________________

6- Escreva o verbo TO BE na forma negativa. Consulte seu caderno:
a- Eu não sou, eu não estou ____________________________________

b- Você não é, você não está ________________________________________

c- Ele não é, ele não está (pessoa) ____________________________________

d- Ela não é, ela não está (pessoa) ____________________________________

e- Ele ou ela é, ele ou ela não está (animal, objeto) ______________________

f- Nós não somos, nós não estamos____________________________________

g- Vocês não são, vocês não estão______________________________________

h- Eles ou elas não são, eles ou elas não estão________________________

7- Complete as frases com amnot, isn´t ou aren´t. Passe cada frase para o português:
Exemplo: Neymarisn´tamerican.
Tradução: Neymar não é americano.
a- I _________ at school now.

Tradução:__________________________________________________

b- She _______ cooking now. She is in the restaurant.

Tradução: _______________________________________________________

c- You ____________ a teacher. You are a student.

Tradução: _______________________________________________________

d- The salad __________ delicious. I prefer spaghetti.

Tradução: _______________________________________________________

e- The cars ___________ new.

Tradução: __________________________________________________

Atividade de Educação Física

ESPORTES PARALÍMPICOS

Divididos em individuais, coletivos e de inverno Os Esportes Paralímpicos aprimoram a autoconfiança e a autoestima, além de favorecer a condição cardiovascular dos jogadores. Também desenvolve a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio.
A participação do Brasil começou em 1976, em Toronto, no Canadá, e a primeira medalha veio quatro anos depois, junto com a criação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O basquete em cadeira de rodas, por exemplo, foi a primeira atividade paralímpica praticada a partir de 1958, no Rio de Janeiro.
História dos Esportes Paralímpicos
Com o intuito de reabilitar militares mutilados durante a Segunda Guerra Mundial, o médico Ludwig Guttman criou os Esportes Paralímpicos nos anos 40. Essas atividades desportivas, destinadas às pessoas com deficiência, surgiram na cidade de Stoke Mandeville, na Inglaterra.
A 1a Paralimpíada aconteceu em 1960, em Roma, na Itália. Contudo, em 1989, foi criado o primeiro Comitê Paralímpico Internacional, e em 2001 aconteceu o acordo entre essa instituição e o Comitê Olímpico Internacional (COI). Dessa maneira, a cidade-sede das olimpíadas também pode organizar os Jogos Paralímpicos.
Esportes Paralímpicos Individuais:
São esportes individuais executados por um atleta em oposição a outro.
• Esgrima em cadeira de rodas: as cadeiras de rodas são fixadas e tem movimentação proibida por regra. A modalidade é disputada por atletas com deficiência motora;
• Atletismo: praticado por atletas com deficiência física, visual, física ou intelectual. São provas de arremessos, saltos e lançamentos, tanto para homens quanto para mulheres;
• Judô: a modalidade para atletas cegos é praticada desde 1970. Os atletas são classificados de acordo com o grau de deficiência visual;
• Natação: a princípio, participavam das disputas apenas atletas com lesões medulares. Com o passar do tempo, o esporte foi se estendendo a outras deficiências, tanto físicas, visuais e intelectuais;
• Tênis de mesa: faz parte dos jogos desde a primeira edição do evento, em Roma. Participam atletas amputados, com deficiência intelectual e paralisia cerebral;
• Bocha: considerado um esporte de estratégia, voltado para atletas com paralisia cerebral ou deficiências mais graves, essa é uma atividade em que homens e mulheres competem juntos;
• Ciclismo: combina tática e velocidade, com eventos para homens e mulheres; Existem quatro tipos de bicicletas, conforme a deficiência de cada competidor: convencionais, triciclos, handbikes e tandem (utilizadas por atletas com deficiência visual e os
guias);
• Hipismo: homens e mulheres, que possuem deficiência físicomotora ou visual, competem em igualdade. A pista deve ter algumas adaptações em relação à modalidade convencional.

• Paracanoagem: as competições se dividem em velocidade de 200m e 500m. Podendo ser executada por qualquer tipo de deficiência físico-motora;
• Tênis em cadeira de rodas: pessoas com deficiência na locomoção têm o direito de participar. A bola só pode tocar no chão duas vezes;

• Triatlo: participam das provas pessoas com diversos tipos de deficiência, entre deficientes visuais e cadeirantes. São 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida;
• Parataekwondo: os atletas com deficiência intelectual, auditiva, visual ou física pode competir nessa modalidade;
• Tiro Esportivo: pessoas amputadas, paraplégicas e com outras deficiências motoras podem competir;
• Tiro com arco: é permitida a participação de tetraplégicos, paraplégicos e pessoas com limitações de movimentos nos membros inferiores;
• Halterofilismo: os competidores ficam deitados em um banco e executam o movimento chamado supino. Atletas com deficiência nos membros inferiores (amputados e lesionados) e paralisados podem competir;
• Remo: a separação de classes é definida de acordo com o grau de limitação de cada competidor, assim como a escolha do tipo de barco para a prova. O esporte pode ser praticado por pessoas com deficiência física, mental e auditiva.

Esportes Paralímpicos Coletivos
Os esportes coletivos são executados com dois ou mais atletas.
• Basquete em cadeira de rodas: homens e mulheres com algum tipo de deficiência locomotora podem participar dessa modalidade. A principal mudança na regra original é a possibilidade de dar dois movimentos na roda antes de quicar, passar ou arremessar a bola;
• Vela: atletas com deficiência locomotora ou visual participam dessa modalidade. As provas podem ser individuais ou coletivas (dois ou três velejadores);
• Futebol de 5: praticado por atletas cegos, o esporte só entrou no programa de Jogos Paralímpicos no ano de 2004, em Atenas. A modalidade é disputada em uma quadra com as mesmas medidas da de futsal;
• Goalball: jogado por trios com bolas que têm guizos interno, é necessário que a torcida permaneça em silêncio durante a partida. Essa modalidade é executada por deficientes visuais;
• Futebol de 7: com seis jogadores na linha e um no gol, essa modalidade é praticada por atletas com paralisia cerebral, resultante das sequelas de acidentes vasculares cerebrais ou traumatismo crânio-encefálico;
• Vôlei sentado: atletas paralisados cerebrais, jogadores amputados, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outro tipo de deficiência locomotora podem competir nessa modalidade.
Esportes Paralímpicos de Inverno
Também existem Esportes Paralímpicos de inverno como o snowboard, hóquei no gelo, biatlo, curling em cadeira de rodas, esqui cross country e esqui alpino.
• Esqui alpino: o atleta precisa combinar velocidade e agilidade. Podem competir homens e mulheres com deficiências como lesões medulares, amputados, paralisias cerebrais, além dos deficientes visuais;
• Hóquei no gelo: o esporte exige movimentos rápidos e bom preparo físico; Essa modalidade pode ser praticada por atletas com deficiência nos membros inferiores do corpo;
• Snowboard: os atletas são classificados de acordo com a limitação dos membros superiores e inferiores; Cada competidor realiza três descidas em uma pista com diferentes obstáculos e saltos;
• Esqui cross country: as competições são abertas a atletas com deficiência física, visual/cegueira, por isso, osequipamentos variam de acordo com a classificação. Os competidores podem utilizar uma cadeira equipada com esquis;
• Biatlo: os atletas são classificados nas categorias sentado, em pé e com deficiência visual. A competição é definida pela resistência física e também pela precisão dos tiros;
• Curling em cadeira de rodas: formado por homens e mulheres, o esporte é jogado em uma pista retangular, de gelo, por duas equipes.

De acordo com o texto responda:
1) O que são esportes paralímpicos?

2) Como surgiu?

3) Quais são os três grupos de modalidades? Cite 3 de cada.

4) Já assistiu algumas dessas modalidades? Gostaria de praticar alguma?

5) Como você enxerga os esportes paralímpicos? É oportunidade para os deficientes ou é coisa do “politicamente correto”?

6) Quais as possibilidades de inclusão através desses jogos?

7) Na sua opinião, por que ainda existe muito preconceito em relação aos deficientes?

8) Se você fosse professor de educação física, o que você faria para engajar a turma a praticar jogos adaptados?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: