Habilidades : (EF06LI09) Localizar informações específicas em um texto;
(EF07L106)Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família,
rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros)
Exercises
1- Passe para o Inglês:
a- É um prazer te conhecer: _______________________________________
b- Como você está? ___________________________________________________
c- Qual é o seu primeiro nome? _________________________________________
d- Eu estou bem________________________________________________________
e- Eu estou com sono___________________________________________________
_ f- Eu estou mal_________________________________________________________
g- Eu estou cansada_____________________________________________________
h- Por favor____________________________________________________________
i- Me desculpe_________________________________________________________
j- E você?______________________________________________________
2- Associe as colunas:
A- First name ( ) apelido
B- Last name ( ) endereço
C- Full name ( ) primeiro nome
D- Nickname ( ) nome completo
E- City ( ) país
F- Country ( ) ultimo nome
G- Address ( )cidade
3- Associe os cumprimentos:
a- Good morning ( ) Boa tarde
b- Good evening ( ) Bom dia
c- Good night ( ) Até mais! A gente se vê!
d- See you ( ) Boa noite ao sair
e- Good afternoon ( ) Boa noite ao chegar
4- Escreva as cores em português:
a- Yellow ______ e- White__________________ i- Brown_________
b- Blue _____________ f- Orange _______________
c- Black_______________ g- Red____________________
d- Pink________________ h- Green_____________
Atividade à distância
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Tema: Fake News sobre coronavírus.
Habilidade: Compreender a importância em saber identificar informações falsas de uma
informação verdadeira que circulam nos meios de comunicação, em especial, nas redes
sociais de Internet.
ATIVIDADE I:
1) Ler a seguinte notícia sobre algumas fake News que estão sendo divulgados pelo mundo.
2) Após a leitura, responder ao questionário.
Notícia: FAKE NEWS SOBRE CORONAVÍRUS QUE ESTÃO
CIRCULANDO PELO MUNDO.
Fake news sobre o novo coronavírus estão circulando com força total. Veja alguns
boatos em diferentes países.
17 mar 2020, 19h13 – Publicado em 12 mar 2020.
[…] Naturalmente, a magnitude desse episódio (milhares de pessoas infectadas pelo
coronavírus pelo mundo) está sendo acompanhada de muita desinformação. Veja
abaixo alguns casos de fake news que estão circulando sobre a epidemia do novo
coronavírus.
Estados Unidos: “Desinfetantes antibactericidas não têm eficácia contra a
doença” (falso).
Segundo o Centro de Controle de Doenças do país, é perfeitamente possível usar o
item para higienizar as mãos quando não há água e sabão disponíveis.
Índia: “Urina e estrume de vaca pode curar o novo coronavírus” (falso).
Vale lembrar que a vaca é considerada sagrada no país e que o uso da urina deste
animal em situações terapêuticas é comum.
Um grupo religioso irá até realizar uma festa para o consumo do líquido, apesar dos
alertas de profissionais da saúde quanto a sua eficácia contra o novo coronavírus e
os riscos que a ingestão pode trazer.
Irã: “Ingestão de álcool ajuda a combater o vírus” (falso).
No Irã, um dos países mais fechados do mundo e onde o consumo de bebidas
alcóolicas é proibido, circulou o boato de que a ingestão de álcool poderia combater
o vírus. Como resultado, 40 pessoas morreram por complicações decorrentes da
ingestão de álcool puro do tipo usado na limpeza ou bebidas contrabandeadas.
Itália: “Vacina desenvolvida na Austrália está à venda na Suíça” (falso).
Essa mentira circulou especialmente em Veneza, em um folheto distribuído nas ruas
da cidade. Nele, havia um endereço de e-mail e instruções para o depósito de 50
euros para a aquisição da vacina. A história é boa e, evidentemente, trouxe
esperanças para muitas pessoas, mas é falsa.
Brasil: “Prender a respiração por 10 segundos indica se a pessoa tem a
doença” (falso).
A questão é séria e fez com que o Ministério da Saúde montasse uma página
dedicada ao monitoramento dessas histórias e a checagem dos fatos.
Notícia extraída do link: https://exame.abril.com.br/mundo/5-fake-news-sobre-coronavirus-que-estao-circulando-pelo-mundo/
Questionário: Responder as seguintes questões
Pergunta 1: Por que boa parte das pessoas acreditam em todas as notícias que
recebem?
Pergunta 2: Por que algumas pessoas disseminam as informações sem checarem
a veracidade?
Pergunta 3: Dê um exemplo de Fake News (diferente dos relacionados no texto),
que você tenha tido conhecimento e reconhecido como notícia falsa.
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
1- Questionário – Capoeira
1-Como é chamado o movimento básico da capoeira?
a-. ginga
b- gringa
c- trinca
d- biga
2-Os dois ramos de capoeira são:
a- regional e moderna
b- angola e moderna
c- moderna e caipira
d- regional
e angola
3-O ritmo do jogo de capoeira é definido pelo:
a- pandeiro
b- reco-reco
c- atabaque
d- berimbau
4- Quem desenvolveu a capoeira?
R-
5-A capoeira mais nova, que possui os movimentos mais rápidos e semelhantes aos de outras artes marciais e que foi criada pelo mestre Bimba é:
a-. moderna
b- regional
c- caipira
d- angola
6-A capoeira que foi criada pelo mestre Pastinha, que possui movimentos mais lentos e preserva as tradições da
capoeira é:
a-. moderna b- regional c- caipira d- angola
7- Qual a característica que distingue a capoeira das outras artes marciais?
R-
8- O que é “roda de capoeira”?
R-
9- A Capoeira praticada nas senzalas, ruas e quilombos foi vista como uma ameaça pelos governantes, que estabeleceram em 1821 medidas de repressão à capoeiragem. Quais medidas os praticantes podiam sofrer?
R-
10- A capoeira foi desenvolvida pelos escravos ……………………………… .
a- para ser um lazer.
b- para ser uma dança em suas festas.
c- para que pudessem resistir a escravidão.
d- para ser uma forma de praticar sua religião.
11- Em qual país surgiu a capoeira?
R-
12- O que é quilombo?
R-
13- Cite 03 movimentos da capoeira (exceto a ginga).
R-
14- Além do berimbau, cite outros 2 instrumentos que podem ser utilizados na capoeira.
R-
2- Elabore um texto sobre Esportes de Aventura (radicais) e explique sobre um esporte de aventura,
comente suas características, sobre sua origem, equipamentos, local para praticar, curiosidades, etc.